fbpx

7 Dicas pra você Economizar dinheiro de forma correta

Propaganda
83 / 100

Economizar dinheiro pode ser muito difícil, principalmente se você não tiver uma boa saúde financeira. Pensando nisso, vamos ajuda-lo a identificar problemas em sua saúde financeira e como evita-los.

Economizar dinheiro pode ser útil para infinitos motivos, investimentos, viagens, prevenção de imprevistos e etc. Contudo esta prática não é tão simples quanto parece, pois é necessário bastante controle e responsabilidade. Pensando nisso iremos detalhar para vocês vários pontos necessários para uma boa economia, que se feita corretamente irá lhe trazer frutos bastante benéficos.

Por que economizar dinheiro?

Estamos em um país que tudo pode acontecer, portanto guardar dinheiro é crucial. Além disso todos estamos sujeitos a sofrer imprevistos ou ficarmos doentes. Por isso e vários outros fatores devemos ter um dinheiro guardado. Ainda mais se você precisar fazer um investimento ou comprar algo que deseja que tenha um valor mais elevado, economizar pode ser uma ótima maneira de conseguir.

Economizar dinheiro sempre será muito benéfico independente ou não da forma que o mesmo for usado, portanto é importante essa prática.

Como economizar dinheiro?

Para isso só existem duas possibilidades possíveis, sendo gaste menos do que você recebe ou tenha uma renda extra que sirva de poupança. O problema é que ninguém quer fazer nenhuma dessas duas opções. Assim se você deseja economizar será necessário ter noção de uma dessas duas estratégias.

Embora na teoria seja fácil, na prática isso acaba sendo bem mais difícil devido ao custo elevado de vida que existe no país. Portanto se você deseja fazer uma nova economia tire um valor X de sua renda todo mês para aplicar em suas economias. Ainda mais, se você desejar poderá arranjar uma nova renda que pode ser a venda de brigadeiros na faculdade, virar consultor Natura e etc.

Desta maneira você poderá pegar o lucro dessa renda a mais e usa-la apenas para acumular dinheiro. Além disso existem diversas práticas que poderá te ajudar a arrecadar suas economias efetivamente sendo elas:

1. Faça um controle Financeiro

Antes de sair guardando dinheiro você precisa saber suas despesas, portanto um controle financeiro poderá te ajudar muito.

Assim faça uma planilha com sua renda e coloque em baixo todas as despesas fixas que você possui. Conforme você for gastando o dinheiro no decorrer do mês, coloque na sua planilha este gasto, assim você terá uma noção de o que é útil ou não no final do mês.

Se você não souber criar planilhas, não tem problema. Hoje em dia existem diversos aplicativos para controle de finanças disponíveis para download no seu smartphone

O controle financeiro irá te ajudar a ter uma visão mais ampla dos gastos que você realiza durante um determinado período, assim fica mais fácil cortar gastos desnecessários.

2. Guarde dinheiro como se fosse o valor de uma dívida

Depois que você conseguir excluir todos os gastos desnecessários, você verá que sobrará uma parte de seu salário, o ideal é que você guarde esse valor completo. Contudo a vida não é tão simples e várias coisas podem acontecer, sendo assim, guarde uma quantia que você saberá que conseguirá, e deixe uma outra parte para gastos emergências no mês.

Propaganda

Contudo tente não gastar esse valor também e no fim do mês, guarde o valor que sobrou de sua renda.

3. Estipule uma meta para suas economias

Conforme você vai juntando dinheiro uma noção do que fazer com ele irá surgir, assim, você deverá determinar com muito cuidado o que fará com suas economias. Portanto ao chegar ao veredicto sobre o que fazer com a grana, ficará muito mais fácil poupar, pois a cada economia você estará mais perto de alcançar seu objetivo.

Isso irá te motivar a manter-se dentro do programa financeiro que você criou para si mesmo.

4. Só faça passeios que realmente lhe interessem

Temos muito a mania de sairmos com amigos para acompanha-los ou por consideração a amizade. Contudo esta prática pode ser bastante maléfica as suas economias, sendo assim evite-as. Sempre que um amigo te chamar para sair estude muito bem sobre esse local e se você deseja realmente ir.

Assim você evitará ir para passeios que não te satisfazem e ainda gastar uma grana para algo que não valeu a pena. Para economizar, infelizmente é necessário ficar mais tempo em casa onde temos menos custos. Assim saia apenas se você estiver realmente interessado evitando gastos desnecessário.

Ainda mais se possível convença seu amigo a fazer algo com menos custo em casa, pois se você é amigo de ir em um passeio que não quer, ele também tem que ser de aceitar suas condições.

5. Invista

Se possível sempre invista as suas economias em algo que lhe dará mais dinheiro. Você pode vender brigadeiro, bolo de pote e etc. Enfim são infinitas as possibilidades de investimento que você poderá escolher, portanto atente-se.

6. Guarde nem que seja o mínimo possível

Sabemos que problemas acontecem e que todos estão sujeitos a isso, contudo você deve sempre economizar. Assim, por mais que você tenha que gastar muito de suas finanças neste mês, é importante que você guarde nem que seja 10 reais.

Desta maneira você não perderá o hábito e está economizando de qualquer jeito. Portanto lembre-se sempre de economizar, nem que seja o mínimo possível.

7. Saiba dizer não

Essa dica é a mais importante para aprender a economizar, é saber dizer não! E quando digo isso, não é só não para lojas, vendedores, amigos e etc. O não que você deve dizer também é para si mesmo.

Portanto sempre que sentir vontade de comprar um coisa ou outra que não possuem necessidade e que podem impactar negativamente em suas economias, descarte. Desta maneira, você aprenderá a renegar sentimentos consumistas e se sentirá mais livre para economizar.

Propaganda