Abono Salarial: 6 Dicas de como sacar o seu

Links Patrocinados
85 / 100

O governo disponibiliza diversos benefícios para a população e o Abono Salarial é um deles. Nele o trabalhador terá a oportunidade de receber mais um salário mínimo por suas atividades.

Para isso será necessário seguir algumas regras e ser presente no trabalho durante o ano. Contudo muitas dúvidas aparecem ao falar de abono salarial, pois muitas pessoas o confundem com o PIS ou Seguro-Desemprego no qual estão entrelaçados, mas são diferentes.

Sendo assim iremos te explicar tudinho sobre o benefícios para que você o entenda e lute pelo seu direito.

1 – O Abono Salarial

O Abono Salarial consiste em um pagamento extra no valor de 1 salário mínimo a trabalhadores públicos ou da CLT que recebam até 2 salários mínimos mensal.

Links Patrocinados

Esse valor vai aumentando mensalmente de acordo com o tempo de serviço do trabalhador, ele é obrigatório para todas as empresas e deverá ser feito através do número de PIS do empregado.

Para saber mais sobre o PIS acesse clicando aqui.

2 – Quem tem direito?

O Abono Salarial é um direito de todo trabalhador que receba até 2 salários mínimos por mês e que esteja cadastrado nos benefícios do PIS ou PASEP. Além disso o empregado deverá ter um tempo de permanência, tanto no emprego e nas suas atividades.

Sendo assim considere as seguintes exigências do benefício estipulado pela a lei nº 7.998/90:

  • Estar registrado no PIS ou PASEP por pelo menos 5 anos.
  • Receber remuneração média anual de 2 salários mínimos.
  • Ser Pessoa Jurídica durante 30 dias.
  • Ter os dados cadastrados pelo empregador no RAIS.

Estando dentro destes critérios você poderá solicitar o seu benefícios do Abono Salarial.

3 – Qual o valor do Abono Salarial?

O abono salarial é divido em 12 parcelas, sendo cada uma correspondente a 1 mês do ano. Sendo assim ao trabalhar por pelo menos 15 dias no mês você irá acumular 1 parcela do Abono Salarial.

Links Patrocinados
Veja também:  Programa Fomento: Atividades Produtivas Rurais

Ao completar todos os 12 meses você terá direito ao valor total de um salário mínimo anual. Sendo assim você irá conquistando o direito conforme trabalha durante o ano na empresa, a mesma irá depositando todos os meses a parcela do valor e ao completar os 5 anos você poderá sacar este dinheiro.

Sendo assim considere os seguintes valores por mês

Valores meses Abono Salarial

4 – Como retirar o benefício?

Para retirar o benefício você terá algumas opções que você deverá escolher de acordo com a sua situação, sendo assim considere:

Links Patrocinados

Servidores públicos ou PASEP

Esses trabalhadores deverão receber o seu pagamento através do Banco do Brasil, pois o mesmo é responsável pelo pagamentos de servidores públicos.

Esse pagamento será através de Crédito na Conta ou diretamente no caixa, onde será necessário a apresentação de um documento de identificação.

Cartão Cidadão

A caixa disponibiliza a todos os seus clientes o cartão cidadão. Com ele você poderá retirar diversos benefícios como o Abono Salarial, Seguro-Desemprego e PIS com mais facilidade.

Para faze-lo será necessário ir até uma agência Caixa com um documento de identificação e solicitar. O mesmo deverá ter uma senha de acesso que será utilizada para os saques.

Após isso você poderá receber o seu Abono Salarial através do Cartão Cidadão e então poderá retira-lo através de:

  • Qualquer agência Caixa
  • Correspondentes Caixa Aqui
  • Caixas Eletrônicos
  • Casa Lotéricas

Em agências Caixa

Caso você não possua o cartão cidadão você deverá ir até uma agência caixa para retirar o seu Abono Salarial. Para isso será necessário levar um documento de identificação e o número do PIS. Depois o dinheiro cairá em uma conta pessoal sua ou você poderá retirar diretamente da agência.

Veja também:  Seguro de carro: As 10 melhores asseguradoras de automóvel

Conta Caixa

Se você possuí uma conta na Caixa na qual você a movimenta e tenha ao menos R$1,00 acumulado você poderá receber rapidamente o valor do Abono Salarial direto em sua conta corrente.

Sendo assim muito mais rápido e prático que qualquer outra opção.

Entretanto para retirar o Abono Salarial será necessário analisar o calendário de pagamento. O calendário visa o mês de aniversário do beneficiado e poderá mudar de ano para ano.

5 – Calendário de pagamento

Como dito a cima para receber o benefício será necessário sempre analisar o calendário e ir somente nas datas disponibilizadas. Para ver o calendário acesse o site da caixa clicando aqui.

As datas informadas são correspondentes a data de aniversário do beneficiado, onde ele não poderá apenas tirar no mês de aniversário, mas em todos os meses seguintes a ele.

Contudo o calendário começa em Julho, onde os aniversariantes do começo do ano serão os últimos. Entretanto as datas podem mudar e essa sequencia poderá ser alterada por isso é necessário a consulta ao calendário.

6 – Facilidades Caixa

A caixa para evitar filas quilométricas e ficar mais distante de seus cliente está sempre criando ferramentas de facilitação. Sendo assim considere:

Aplicativos Caixa

Para facilitar a vida de seus clientes a caixa criou um aplicativo para facilitar as consultas. Sendo assim você poderá ver seus benefícios, pagamentos, calendário de pagamento e etc.

Tudo isso no conforto de sua casa e em poucos cliques. Para baixar o aplicativo você deverá acessar clicando aqui no seu celular.

Cartão cidadão

Como dito a cima o Cartão Cidadão também é uma das novas ferramentas que facilitam da caixa, com ele você poderá receber pagamentos com muito mais velocidade e praticidade. Para saber mais sobre o Cartão Cidadão clique aqui.