Quer saber mais sobre o benefício Auxílio Moradia? Veja tudo sobre o Auxílio a seguir.
O auxílio trata-se de uma ajuda para pessoas em situações difíceis, que não possuem uma moradia.
Saiba mais sobre o benefício Auxílio Moradia e como obter.
O Auxílio Moradia
O Auxílio Moradia é um benefício financeiro concedido a diversos grupos, visando auxiliar no pagamento do aluguel ou financiamento de moradia.
As regras e requisitos variam conforme o programa específico, mas o objetivo geral é reduzir os custos com habitação e garantir condições dignas de moradia para a população.
Aprenda Como Funciona um Benefício
Os benefícios fornecidos pelo governo são programas e políticas destinadas a auxiliar os cidadãos em várias áreas, como assistência financeira, saúde, educação e habitação.
Os benefícios fornecidos pelo governo geralmente funcionam por meio de um sistema de inscrição e elegibilidade.
Primeiro, os cidadãos que desejam receber um benefício específico devem se inscrever no programa relevante.
Fornecendo informações pessoais e documentos de comprovação conforme necessário.
Após se inscreverem, eles passam por um processo de avaliação para determinar se atendem aos critérios de elegibilidade.
Requisitos
Os benefícios variam conforme o estado, município e federação, veja aqui todos os requisitos:
Auxílio Moradia Federal:
Servidor Público:
- Estar em exercício em localidade com valor de locação superior a 30% do subsídio básico;
- Não ter imóvel próprio na localidade de trabalho;
- Não ter recebido auxílio-moradia nos últimos 12 meses.
Bolsa Família:
- Estar inscrito no CadÚnico;
- Ter renda familiar per capita entre R$ 89,00 e R$ 178,00;
- Não ter imóvel próprio.
- Ter no máximo 2 membros em idade de trabalho.
Auxílio Moradia Estadual:
CDHU:
- Ser residente no Estado de São Paulo;
- Ter renda familiar per capita de até R$ 1.700,00;
- Estar em situação de risco ou ter sido removido de sua casa.
Auxílio Moradia Municipal:
Programas específicos:
Cada município pode ter programas próprios de auxílio.
Consulte a prefeitura da sua cidade para mais informações.
Exemplos:
- Aluguel Social: Auxílio para pagamento de aluguel;
- Moradia Digna: Programa de construção de moradias populares.
Documentos necessários
Os documentos variam conforme a sua situação, veja quais são e para cada situação se encaixa:
Auxílio Moradia Federal
Servidor Público:
- Contracheque;
- Declaração de não posse de imóvel;
- Certidão de casamento ou união estável (se for o caso);
- Certidão de nascimento dos filhos (se for o caso).
Bolsa Família:
- Número de Identificação Social (NIS);
- Cadastro Único (CadÚnico) atualizado;
- Comprovante de residência;
- Declaração de renda familiar;
- Certidão de casamento ou união estável (se for o caso);
- Certidão de nascimento dos filhos (se for o caso).
Auxílio Moradia Estadual
CDHU:
- RG e CPF;
- Comprovante de renda familiar;
- Comprovante de residência;
- Declaração de não posse de imóvel;
- Certidão de casamento ou união estável (se for o caso);
- Certidão de nascimento dos filhos (se for o caso).
Auxílio Moradia Municipal
Programas específicos:
- Os documentos necessários podem variar segundo o programa.
- Consulte a prefeitura da sua cidade para mais informações.
Veja Como Efetuar o Cadastro
Agora, veja como realizar o cadastro do Benefício Auxílio Moradia.
- Primeiro, entre no site oficial do GOV;
- E caso não tenha conta, cadastre-se;
- Siga o passo a passo fornecido pelo GOV;
- Após isso, conclua e resgate seu benefício;
- Tenha paciência e aguarde a resposta do governo.
Pronto, agora você está por dentro de como efetuar o cadastro no Benefício Auxílio Moradia.
Veja mais conteúdos nossos através do nosso site Instrutor Financeiro.
Além disso, fique atualizado sobre mais informações através de nossas redes sociais Instagram, Facebook e Twitter.