Cartão Cidadão: Recebendo os benefícios do governo

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Devido aos problemas de desigualdade social, o governo precisa reparar esses danos. Sendo assim ele cria diversos benefício de auxílio financeiro para famílias mais humildes. Com isso, para facilitar o saque e utilização desses benefícios foi criado o Cartão Cidadão.

O Cartão Cidadão facilita muito o recebimento do benefício já que não será mais necessário toda aquela burocracia no banco com as documentações para retirar o seu auxílio.

Sendo assim o Cartão Cidadão e o Cadastro Único vieram para facilitar o recebimento e registro de benefícios e pessoas em seus registros.

Para saber mais sobre o Cadastro Único acesse aqui.

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Será necessário levar a documentação somente para fazer o Cadastro Único e depois utiliza-lo para fazer o Cartão Cidadão.

Assim o Cartão Cidadão poderá ser utilizado para analisar todos os benefícios ativos e saldo. Desta forma tudo fica mais prático e rápido.

Lembrando que o Cartão Cidadão é fornecido pela a Caixa Econômica Federal e deverá ser realizado no mesmo local.

O Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão é um Card que irá facilitar no recebimento de seus auxílios ou benefícios do governo. Assim com ele você poderá acionar todos os benefícios que você está dentro e receber por um único cartão.

O Cartão pode ser utilizado em qualquer canal de pagamentos autorizados pela Caixa Econômica Federal, sendo eles:

  • Lotéricas.
  • Caixa Aqui.
  • Agências Caixa.

No cartão fica presente nome, data de emissão e número do NIS/PIS do beneficiado.

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Quem pode fazer o Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão é para qualquer pessoa que possua a disponibilidade de acionar algum benefício trabalhista ou sociais disponibilizados pela o governo ou Caixa.

Sendo assim os benefícios mais comuns são:

  • FGTS.
  • Abono Salarial.
  • Seguro-Desemprego.
  • Bolsa Família.
  • ​​Programa Bolsa Família.
  • Programa Minha Casa, Minha Vida.
  • Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental.
  • Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI​.
  • Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais.
  • Carteira do Idoso.
  • Aposentadoria para pessoa de baixa renda.
  • Programa Brasil Carinhoso.
  • Programa de Cisternas.
  • Telefone Popular.
  • Carta Social.
  • Pro Jovem Adolescente.
  • Tarifa Social de Energia Elétrica.
  • Passe Livre para pessoas com deficiência.
  • Isenção de Taxas em Concursos Públicos.
  • Auxílio emergencial.
Veja também:  Boletim de Ocorrência: Saiba tudo sobre o documento

Entretanto se você possuí conta da Caixa na qual faça movimentações não será necessário utilizar o Cartão Cidadão, pois os valores cairão diretamente na sua conta.

Ainda mais, se você possuí o cartão do Bolsa Família, o mesmo também funcionará como o Cartão Cidadão e não será necessário a sua emissão, mas possível caso deseje.

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Além disso o usuário do cartão terá a obrigação de sempre atualizar seus dados na Caixa por qualquer mudança, sendo elas na família, carreira ou pessoal.

Onde posso consultar meus benefícios ou fazer o Cartão Cidadão?

Para saber se você possui crédito com a Caixa devido a algum benefícios ou caso deseja solicitar o Cartão Cidadão para utilizar um benefício você poderá realizar consultas ou solicitar o cartão entrando em contato com a Caixa. Sendo assim você poderá escolher 3 opções:

  • Através do aplicativo da Caixa que você poderá acessar clicando aqui.
  • Indo até uma agência da Caixa e solicitando esses números.
  • Ligando para Caixa no número: 0800 726 0207.

Documentação necessária

Caso você deseja fazer o seu Cartão Cidadão é muito simples, você deverá ter algum benefício ativo e registrado na Caixa e possuir registro do Cadastro Único. Após isso é só solicitar o Cartão Cidadão.

Contudo, caso você ainda não tenha nenhum benefício ativo será necessário acionar um. Sendo assim você deverá ir até o CRAS mais próximo da sua cidade, onde você poderá ver clicando aqui.

Lá você deverá levar os seguintes documentos para fazer o Cadastro Único e acionar um benefício:

  • RG.
  • CPF.
  • Carteira de trabalho.
  • Comprovante de residência.
  • Comprovante de renda.
  • Título Eleitoral.
  • Os mesmos documentos a cima de todas as pessoas que moram em sua residência.
Veja também:  Nota Fiscal Paulista: Saiba como funciona e como resgatar seu crédito

Assim que um benefício for acionado você poderá solicitar o Cartão Cidadão para receber o pagamento.

Recebendo o Cartão Cidadão

Depois de solicitado o seu cartão cidadão poderá chegar em até 15 dias úteis na sua residência. Agora com o cartão em mãos será necessário aciona-lo para a utilização.

Para isso será necessário registrar uma senha para utilizar com o cartão, com a senha fica possível realizar saques, analisar saldo de forma mais prática em qualquer correspondentes Caixa, etc.

Para registrar a senha será necessário solicitar o registro na Caixa Econômica, portanto ligue no número: 0800 726 0207.

Após isso será necessário ir até uma:

  • Lotérica.
  • Correspondente Caixa Aqui.
  • Agências ou pontos de atendimentos Caixa.

Lá você deverá ter em mãos:

  • Documento original com foto.
  • Carteira profissional.
  • CTPS – modelo informatizado.
  • Carteira funcional.
  • Identidade militar (no caso de rapazes).
  • Carteira de identidade de estrangeiros (caso estrangeiro).
  • Cartão cidadão (no caso de realizar o registro da senha em um posto da Caixa não será necessário o cartão).

Após a analise dos documentos e o mesmo mostrando compatibilidade com os mesmo registrados pela Caixa, você deverá que inserir o cartão na maquina de pagamento.

Após isso você deverá colocar uma senha a mesma deverá conter 6 dígitos.

Pronto, agora que seu cartão foi totalmente registrado você poderá utiliza-lo de forma mais prática e segura para o saque ou consulta de todos os seus benefícios.

Segunda Via do Cartão Cidadão

No caso da perda do Cartão Cidadão será necessário solicitar um novo documento. Para isso o cartão anterior será bloqueado e eliminado do sistema da Caixa.

Desta forma será possível fazer a 2º via do Cartão Cidadão, contudo para realizar isso será necessário ligar no atendimento Caixa no número: 0800 726 02047.

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Você deverá ter o número do seu NIS/PIS em mão e seus dados pessoais para realizar essa tarefa. Você ainda poderá resolver esse problema em uma unidade da caixa.