Devido aos problemas de desigualdade social, o governo precisa reparar esses danos. Sendo assim ele cria diversos benefício de auxílio financeiro para famílias mais humildes. Com isso, para facilitar o saque e utilização desses benefícios foi criado o Cartão Cidadão.
O Cartão Cidadão facilita muito o recebimento do benefício já que não será mais necessário toda aquela burocracia no banco com as documentações para retirar o seu auxílio.
Sendo assim o Cartão Cidadão e o Cadastro Único vieram para facilitar o recebimento e registro de benefícios e pessoas em seus registros.
Para saber mais sobre o Cadastro Único acesse aqui.
Será necessário levar a documentação somente para fazer o Cadastro Único e depois utiliza-lo para fazer o Cartão Cidadão.
Assim o Cartão Cidadão poderá ser utilizado para analisar todos os benefícios ativos e saldo. Desta forma tudo fica mais prático e rápido.
Lembrando que o Cartão Cidadão é fornecido pela a Caixa Econômica Federal e deverá ser realizado no mesmo local.
O Cartão Cidadão
O Cartão Cidadão é um Card que irá facilitar no recebimento de seus auxílios ou benefícios do governo. Assim com ele você poderá acionar todos os benefícios que você está dentro e receber por um único cartão.
O Cartão pode ser utilizado em qualquer canal de pagamentos autorizados pela Caixa Econômica Federal, sendo eles:
- Lotéricas.
- Caixa Aqui.
- Agências Caixa.
No cartão fica presente nome, data de emissão e número do NIS/PIS do beneficiado.
Quem pode fazer o Cartão Cidadão?
O Cartão Cidadão é para qualquer pessoa que possua a disponibilidade de acionar algum benefício trabalhista ou sociais disponibilizados pela o governo ou Caixa.
Sendo assim os benefícios mais comuns são:
- FGTS.
- Abono Salarial.
- Seguro-Desemprego.
- Bolsa Família.
- Programa Bolsa Família.
- Programa Minha Casa, Minha Vida.
- Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental.
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI.
- Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais.
- Carteira do Idoso.
- Aposentadoria para pessoa de baixa renda.
- Programa Brasil Carinhoso.
- Programa de Cisternas.
- Telefone Popular.
- Carta Social.
- Pro Jovem Adolescente.
- Tarifa Social de Energia Elétrica.
- Passe Livre para pessoas com deficiência.
- Isenção de Taxas em Concursos Públicos.
- Auxílio emergencial.
Entretanto se você possuí conta da Caixa na qual faça movimentações não será necessário utilizar o Cartão Cidadão, pois os valores cairão diretamente na sua conta.
Ainda mais, se você possuí o cartão do Bolsa Família, o mesmo também funcionará como o Cartão Cidadão e não será necessário a sua emissão, mas possível caso deseje.
Além disso o usuário do cartão terá a obrigação de sempre atualizar seus dados na Caixa por qualquer mudança, sendo elas na família, carreira ou pessoal.
Onde posso consultar meus benefícios ou fazer o Cartão Cidadão?
Para saber se você possui crédito com a Caixa devido a algum benefícios ou caso deseja solicitar o Cartão Cidadão para utilizar um benefício você poderá realizar consultas ou solicitar o cartão entrando em contato com a Caixa. Sendo assim você poderá escolher 3 opções:
- Através do aplicativo da Caixa que você poderá acessar clicando aqui.
- Indo até uma agência da Caixa e solicitando esses números.
- Ligando para Caixa no número: 0800 726 0207.
Documentação necessária
Caso você deseja fazer o seu Cartão Cidadão é muito simples, você deverá ter algum benefício ativo e registrado na Caixa e possuir registro do Cadastro Único. Após isso é só solicitar o Cartão Cidadão.
Contudo, caso você ainda não tenha nenhum benefício ativo será necessário acionar um. Sendo assim você deverá ir até o CRAS mais próximo da sua cidade, onde você poderá ver clicando aqui.
Lá você deverá levar os seguintes documentos para fazer o Cadastro Único e acionar um benefício:
- RG.
- CPF.
- Carteira de trabalho.
- Comprovante de residência.
- Comprovante de renda.
- Título Eleitoral.
- Os mesmos documentos a cima de todas as pessoas que moram em sua residência.
Assim que um benefício for acionado você poderá solicitar o Cartão Cidadão para receber o pagamento.
Recebendo o Cartão Cidadão
Depois de solicitado o seu cartão cidadão poderá chegar em até 15 dias úteis na sua residência. Agora com o cartão em mãos será necessário aciona-lo para a utilização.
Para isso será necessário registrar uma senha para utilizar com o cartão, com a senha fica possível realizar saques, analisar saldo de forma mais prática em qualquer correspondentes Caixa, etc.
Para registrar a senha será necessário solicitar o registro na Caixa Econômica, portanto ligue no número: 0800 726 0207.
Após isso será necessário ir até uma:
- Lotérica.
- Correspondente Caixa Aqui.
- Agências ou pontos de atendimentos Caixa.
Lá você deverá ter em mãos:
- Documento original com foto.
- Carteira profissional.
- CTPS – modelo informatizado.
- Carteira funcional.
- Identidade militar (no caso de rapazes).
- Carteira de identidade de estrangeiros (caso estrangeiro).
- Cartão cidadão (no caso de realizar o registro da senha em um posto da Caixa não será necessário o cartão).
Após a analise dos documentos e o mesmo mostrando compatibilidade com os mesmo registrados pela Caixa, você deverá que inserir o cartão na maquina de pagamento.
Após isso você deverá colocar uma senha a mesma deverá conter 6 dígitos.
Pronto, agora que seu cartão foi totalmente registrado você poderá utiliza-lo de forma mais prática e segura para o saque ou consulta de todos os seus benefícios.
Segunda Via do Cartão Cidadão
No caso da perda do Cartão Cidadão será necessário solicitar um novo documento. Para isso o cartão anterior será bloqueado e eliminado do sistema da Caixa.
Desta forma será possível fazer a 2º via do Cartão Cidadão, contudo para realizar isso será necessário ligar no atendimento Caixa no número: 0800 726 02047.
Você deverá ter o número do seu NIS/PIS em mão e seus dados pessoais para realizar essa tarefa. Você ainda poderá resolver esse problema em uma unidade da caixa.
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