Cartão de Débito: Entenda tudo sobre esse meio de pagamento

Links Patrocinados
84 / 100

Para fazer compras ou troca de bens ou serviços é utilizado o dinheiro. Contudo hoje é muito comum a utilização do cartão de Débito.

Com o cartão de débito você não precisa ficar carregando seu dinheiro para cima e para baixo e poderá fazer as compras com mais facilidade e segurança.

Embora essa opção pode facilitar muito para você, muito precisa ser aprendido antes de fazer um cartão de débito.

Sendo assim iremos te auxiliar, explicando tudo sobre o cartão de débito e as suas funções.

Links Patrocinados

O que é um Cartão de Débito?

Um cartão de débito é um card que você recebe para poder fazer operações e compras com o saldo em sua conta corrente ou poupança.

Sendo assim o cartão de débito é apenas um canal que guarda o seu dinheiro, o assegura, e possibilita a realização de suas operações bancárias.

Entretanto o cartão de débito só disponibiliza compras caso possua dinheiro na conta corrente ou poupança do mesmo. Deste modo não é possível fazer compras parceladas, para pagar no mês seguinte e nem que excedam o valor em sua conta corrente ou poupança como o cartão de crédito.

Para saber mais sobre o Cartão de Crédito acesse clicando aqui.

Em outras palavras, o cartão de débito não disponibiliza crédito ao usuário e somente a disponibilização de operações bancárias ou compras.

Sendo assim leve em consideração as seguintes operações disponíveis com o cartão de débito:

Links Patrocinados
  • Pagamentos com dinheiro em conta.
  • Transações com dinheiro em conta.
  • Pagamento em débito automático.
  • Receber o seu salário.

Como fazer um cartão de Débito?

Para fazer um cartão de débito é muito simples, pois o mesmo não necessita consulta do nome, nem analise financeira do solicitante.

Veja também:  Cartão C6 Bank é aceito nas catracas do transporte público

Sendo assim será necessário apenas entregar os seus dados e fazer o cadastro na conta corrente ou poupança. O seu cartão chegará em suas mãos em poucos dias, ou você poderá utilizar um provisório até que o oficial chegue.

Portanto caso você deseja fazer um cartão de débito você deverá:

  • Escolher uma instituição financeira.
  • Ir até uma unidade da mesma ou fazer online (em caso de bancos digitais).
  • Apresentar seu documento oficial com foto e CPF.
  • Apresentar um comprovante de endereço ou informar seu endereço.

Pronto! Você já tem a sua conta corrente ou poupança e poderá em pouco tempo ter seu cartão para as suas operações bancárias.

Links Patrocinados

O que deve constar no cartão de débito?

Ao fazer um cartão de débito o mesmo deverá chegar em sua residência ou entregue no momento que você fez a conta corrente ou poupança.

No cartão deve estar exposto:

  • Nome do titular.
  • Data de vencimento.
  • Bandeira.
  • Instituição responsável pelo cartão.
  • Número da agência responsável.
  • Número da conta.

Desbloqueando o Cartão

Quando o seu cartão chegar em suas mãos o mesmo estará bloqueado e você terá que desbloquea-lo. Para isso você deverá seguir as instruções que estará no adesivo que terá na frente do cartão.

Lá ele mandará você ligar para a empresa do cartão e desbloquea-lo. Depois disso será necessário criar uma senha, caso você não tenha criado quando fez a conta corrente ou poupança.

Depois é só utilizar o cartão com a sua senha de autorização sempre que for passa-lo em uma maquina

Conta corrente ou poupança

A conta corrente ou poupança será como a carteira a onde você guarda seu dinheiro, e o cartão como se fosse o dinheiro. Sendo assim você só poderá utilizar o cartão de débito caso você tenha dinheiro na conta corrente ou poupança.

Veja também:  Empréstimo Nubank: Como funciona? Aprenda a solicitar passo a passo

Com a conta você poderá ver seu saldo, fazer transações e todas as opções disponíveis dentro do site ou do aplicativo da instituição.

Sem uma conta é impossível ter um cartão de débito, pois o mesmo é dependente dele para pontuar as opções do usuário.

Vantagens e desvantagem cartão de débito

O cartão de débito é uma ótima ferramenta crucial para os dias de hoje. Sendo assim saiba que ele conta com vantagens e desvantagens que você poderá ver a seguir:

Vantagens

  • Não possuí riscos com criação de dívidas.
  • Maior segurança para o seu dinheiro.
  • Aceitação comercial.
  • Não gastar mais do que deveria.

Desvantagens

  • Cheque especial.
  • Sem parcelamento.
  • Sem limite ou crédito.
  • Taxas e juros em serviços.
  • Compras desenfreadas e sem programação.
  • Sem a possibilidade de compras online.

Como escolher a instituição financeiras para o Cartão de débito

No mercado, hoje, nos deparamos com infinitas instituições financeiras para criação de contas ou cartão. Contudo cada empresa possuí suas regras, diferencial e serviços.

Sendo assim fica um pouco difícil escolher a melhor instituição financeira. Pensando nisso iremos separar as melhores instituições, para que você saiba escolher a melhor:

Instituições presenciais

Bancos digitais

Esses bancos são os mais reconhecidos do mercado, sendo em suas versões presenciais e digitais.

Bandeira

Todo cartão que você tiver, seja ela de débito ou de crédito terão uma bandeira. Essa bandeira é a responsável pela a validação de uma compra através da maquininha ou sistema de pagamento.

Deste modo a bandeira que irá avaliar se você tem possibilidade de comprar um produto e serviço ou não e autorizar a sua compra na empresa ou loja.

Veja também:  Cartão de Crédito Neon: 6 motivos para ter o seu

Desta forma a bandeira do cartão é uma intermediadora entre loja e instituição financeira, e que fará com que o cartão funcione.

Além disso a bandeira trás diversos benefícios para o cartão de crédito a onde você poderá saber mais clicando aqui.

Custos do cartão

Os cartões de débito também possuem uma custo igual o de crédito, contudo caso você crie uma conta salário isso não acontecerá.

Em média um cartão tem uma cobrança de até R$30 reais mensais para a manutenção da conta e do cartão. Sendo assim, antes de fazer o cartão pergunte sobre o seu custo e veja se o mesmo não é abusivo.

Ainda mais, calcule sempre esse valor em suas rendas pois o mesmo será cobrado automaticamente na sua conta todos os meses.

Cheque especial

Todos os cartões possuem a opção de cheque especial, contudo você deve tomar muito cuidado pois o mesmo cobra os juros mais abusivos do mercado se não utilizado corretamente.

O cheque especial nada mais é que um empréstimo simbólico que será determinado de acordo com a renda do usuário.

Sendo assim ele serve como emergência, para caso você precise pagar algo e esteja sem dinheiro o cheque especial finaliza a compra para você.

Contudo o cheque especial só pode ser utilizado uma vez a cada 30 meses e deve ser pago imediatamente ou correrá juros de até 275% anual.

Para saber mais sobre o cheque especial acesse clicando aqui.