fbpx

Consórcio: Entenda tudo sobre esse serviço e suas vantagens

Propaganda
83 / 100

Consórcio é um método de aquisição de bem em conjunto, onde, um grupo de pessoas mensalmente irão pagando por um determinado produto ou serviço, para que o mesmo tenha maior facilidade e adquiri-lo.

Como funciona?

Primeiramente saiba que ele é um dos métodos para aquisição de um bem ou serviço de alto valor. Entretanto, diferente dos demais, nesse modo você irá pagando o bem junto com um grupo interessado pelo mesmo produto.

Os interessados vão pagando o bem até quitar todas as parcelas, ao quitar você poderá recolher o seu bem. Porém no decorrer dos meses, você pode ser bonificado e assim adquirir o bem antes do esperado, contudo você deverá seguir com o pagamento.

Se bonificado, você receberá uma carta de crédito. Onde, nela terá o valor total do item escolhido, e você deverá apresenta-lo para resgatar. Este valor é adquirido pela a junção dos pagamentos do grupo na qual você estava para adquirir o bem.

Além disso se o indivíduo estiver interessado em agilizar a sua contemplação, ele deverá fazer um lance, adiantando as parcelas seguintes. Assim, o indivíduo que fizer o melhor lance terá maiores chances de ser contemplado.

Essa forma de aquisição será administrada por uma empresa escolhida, e a mesma irá cobrar uma taxa mensal em cima do valor do produto como forma de pagamento.

O que eu posso comprar?

Bens móveis

  • Carros, caminhões, camionetas, ônibus, semirreboques, tratores, implementos, aviões, barcos, embarcações.
  • Sofás, guarda-roupa, camas ou qualquer mobília.
  • Fogão, geladeira, televisão, tablets, smartphones, computadores e qualquer eletrodoméstico.
  • Equipamentos médicos.

Imóveis

  • Casa, apartamento, sítios, casa de praia, imóveis comerciais, terrenos e até reformas.

Serviços

  • Cursos, faculdade, pós-graduação, pacotes de festas de formatura, casamento ou aniversário, tratamentos estéticos, tratamentos ortodônticos, serviços residenciais, carteira de motorista, serviços de marketing e etc.

Como eu faço um consórcio?

Para fazer um consórcio é muito simples, primeiramente você deverá encontrar uma empresa que realize esse tipo de serviço e que seja autorizada pelo Banco Central do Brasil. Depois você deverá escolher o tipo de produto que você deseja adquirir. Depois é só ir até o local com cópias dos documentos em mão

  • Rg.
  • CPF.
  • Comprovante de residência.
  • Comprovante de renda.
  • Declaração de imposto de renda.

É possível desistir?

Sim, por mais que no contrato está escrito que você não pode, devido o código do consumidor o mesmo poderá desistir de prosseguir com o consórcio. A prática é chamada de contrato de adesão.

Ainda por cima é disponível que o mesmo recorra para que o dinheiro aplicado ao benefício seja devolvido ao cliente. Desta forma é correto afirmar que é autorizado a desistência no consorcio e ainda o retorno do dinheiro investido para a aquisição do bem.

Propaganda

Por que eu deveria fazer um consórcio?

As vezes desejamos um bem, que na verdade ele não é tão necessário no momento, mas talvez futuramente. O consórcio irá ajuda-lo a adquirir esse bem, de forma mais tranquila e segura. Por mais que você acabe pagando mais pelo produto,  por conta da administração da empresa, você irá pagar em parcelas maiores e assim em menores valores mensal.

O consórcio ajuda a você a comprar um bem caro, porém com mais segurança a parcelas mais em conta. E caso você queira desistir do bem, você poderá resgatar o dinheiro, utilizando desta forma o consórcio como forma de poupança. É uma faca de dois gumes, que você poderá usar da forma que melhor lhe beneficie.

O consórcio é um investimento?

Depende. Como é necessário que você pague uma valor adicional pelo produto, por conta da administração da empresa de consórcio, o mesmo não é visto como investimento. Porém o fato de você adquirir um bem de forma segura, ou poder resgatar o dinheiro já atribuído pelo produto, o mesmo pode ser considerado um investimento sim. Porém ele só será visto assim para aquelas pessoas que tem uma dificuldade maior em economizar dinheiro, desta forma sendo uma forma de poupança.

Qual a desvantagem do consórcio?

O consórcio tem 2 problemas.

1 – Você irá pagar um valor maior do que necessário pelo produto. Por conta que você deverá pagar pela a administração do consórcio, mensalmente será cobrado um adicional nas faturas. No final você poderá pagar um valor bastante elevado comparado com o valor da mercadoria.

2 – Você pode ter que esperar muito para adquirir o seu bem. Se você está com pressa de adquirir o bem, é melhor tentar outro método. Pode ser que você receba o seu item só quando pagar a última parcela do consórcio, que pode chegar a ser até em 120 parcelas.

O que fazer antes de tentar fazer um consórcio?

Você deverá tomar muito cuidado, pois existem várias empresas no mundo e nem todas são de total confiança. Antes de solicitar um consórcio analise as seguintes questões

  • Faça o calculo de quanto tempo você precisará pagar no total e qual será o valor mensal, e se ambos caberão no seu bolso por todo esse tempo.
  • Busque pela a taxa de administração mais barata no mercado.
  • Não assine nenhum documento que te deixe com uma dúvida sobre qualquer coisa. Peça que a empresa esclareça o mesmo.
  • Em hipótese alguma esqueça de pegar os recibos e comprovantes e o contrato assinados pela a empresa.
  • Confira se a empresa é autorizada pelo Banco Central Nacional.

Como solicitar um consórcio?

Para solicitar um consórcio você deverá escolher um produto que deseja adquirir. Após isso entrar em contato com as seguintes instituições:

Veja também como fazer uma planilha de gastos para o controle de suas finanças clicando aqui.

Propaganda