fbpx

Educação Financeira: Entenda a sua importância

Propaganda
83 / 100

Controlar o nosso dinheiro nunca será uma tarefa fácil, isso por infinitos motivos. Pensando nisso a Educação financeira é de extrema importância.

Saber o quanto recebemos é muito fácil, contudo o quanto podemos realmente gastar já é outra história. Sendo assim com uma boa educação financeira você terá um melhor controle da entrada e saída do seu dinheiro e assim saber como distribui-lo.

É muito comum que brasileiros gastem muito mais do que eles realmente podem. Esse problema é um problema cultural onde o Brasil é considerado um dos piores países pagadores.

Sendo assim é importante que você tenha noção sobre educação financeira, para que assim você saiba se controlar financeiramente.

A Educação Financeira

Hoje em dia tudo está ganhando uma especialidade e estudo, e com o seu financeiro não seria diferente. A educação financeira te como finalidade compreender uma renda, valor de entrada e os de saída de uma pessoa, empresa ou etc.

Desta forma é possível que você encontre meios, rotas ou o melhor caminho necessário para não ficar no enforcamento financeiro.

Sendo assim educar-se financeiramente quer dizer que você terá consciência da sua renda e como utiliza-lo. Assim evitando compras por impulsos ou sem nenhum planejamento.

As vantagens da Educação financeira

A educação financeira só trás benefícios, sendo assim qualquer coisa relacionada a compreensão dessa educação será bem vinda. Sendo assim considere os seguintes benefícios:

Solução de problemas financeiros

Ao aplicar o conhecimento de educação financeira em sua renda você poderá encontrar uma solução para o seu problema. Por mais que nem sempre seja o desejado, uma solução irá aparecer.

Desta forma você poderá resolver suas pendência financeiras, limpar seu nome e assim sair do sufoco.

Melhora a economia

Tendo uma melhor visão da sua renda, ficará muito mais fácil distribuir o seu dinheiro. Sendo assim você saberá o dinheiro que está reservado para pagamento de dívidas, economia e o para gastar no decorrer do mês.

Essa prática irá melhorar a sua economia e assim você terá um financeiro bem mais saudável.

Evitar enforco em sua renda

Sabendo como a sua situação financeira está dificilmente você irá entrar em um enforco financeiro. Isso porque você estará consciente de todos os riscos e se entrar provavelmente será por irresponsabilidade, urgência ou já terá uma solução planejada.

Contudo será uma situação bem mais reversível e que você saberá melhor como lidar.

Respeito de prazos e limites

Muitas coisas na vida necessitam de dinheiro e com a educação financeira você saberá o time certo para todas as coisas. Desta forma você nunca tentará dar um passo maior que a perna, e se fizer terá um bom motivo e estará consciente dos riscos.

Além disso você saberá quando todas as suas dívidas serão quitadas assim entendo mais sobre a realidade de prazos e limites.

Propaganda

Evitar compras por impulsos

Sabendo da sua situação financeira você diminuirá o risco de fazer compras por impulsos, isso porque elas trazem um rombo na renda de forma desnecessária.

Assim você pensará 3 vezes antes de realizar uma compra e portanto dificilmente fará uma por impulso.

Aprenderá a priorizar coisas

Além disso a educação financeira irá te ensinar a priorizar pagamentos, desta forma você não investirá em nada fora da hora. Sendo assim você saberá o melhor momento para comprar uma roupa, fazer uma viagem, comprar um novo equipamento ou até pagar uma dívida e começar uma faculdade.

Isso porque, vendo a sua situação financeira de forma mais ampla você entenderá os seus limites e o que irá contribuir mais para sua renda e pessoal.

Paz de espírito

Saber a sua renda, por mais que você esteja devendo trará uma maior paz, isso porque a educação financeira irá lhe trazer um objetivo. Com um objetivo, será uma tarefa a menos, onde você deverá apenas arrumar uma solução para quitar seus problemas.

Isso trará uma paz de espírito, isso porque agora você saberá exatamente o que precisará fazer para que tudo dê certo.

O que consiste a Educação Financeira?

A educação financeira é nada menos que anotar toda entrada e saída de dinheiro que você possuí. Sendo assim você deverá separar todos os valores sendo eles ganhos ou perdidos.

Você poderá fazer isso no caderno, em uma planilha do excel ou até em aplicativos celulares que você poderá ver exemplos clicando aqui.

Você poderá ver algumas dicas de como criar um controle financeiro clicando aqui.

Quem deve ter uma boa educação financeira?

Para falar a verdade, tudo que envolva dinheiro precisa ter uma boa educação financeira, sendo assim empresas, famílias, pessoas individuais, etc.

A educação financeira tem como foco não deixar que nada saia do controle. Sendo assim ela será necessário para todos os lugares que envolvam dinheiro.

Contudo o melhor momento para realiza-la é logo no começo, sendo o começo de uma nova empresa, começo de uma nova família, começo de uma nova carreira, etc.

Isso porque, ao aplicar a educação financeira no começo de algo que produzirá e consumirá dinheiro ficará mais fácil de controlar.

Pense assim, é muito melhor focar em objetivos em um projeto novo, sem nenhuma dívida e com os valores todos fáceis, do que ter que procurar problemas atrás de problemas para criar uma solução.

No começo, é muito fácil você manter o controle e não deixar que problemas financeiros se descontrole, do que pegar diversas dívidas e ter que resolve-las.

Propaganda