fbpx

Gastos desnecessários e investimentos: Saiba diferencia-los

Propaganda
84 / 100

Economizar é muito difícil, isso porque nunca estamos satisfeito com o que temos. Esse problema trás diversos fatores prejudiciais, até para identificarmos se é tenho muitos gastos desnecessários ou investimento.

Sendo assim iremos te orientar para que você saiba estipular todos os seus gastos, e diferencia-los como Gastos desnecessários ou investimento.

Saber separar esses dois é crucial para você ter uma melhor educação financeira. Portanto, para isso será necessário criar um controle de gastos.

Mas tenha calma, iremos te ajudar para que tudo fique certinho.

Controle de gastos desnecessários

O controle de gastos nada mais é que uma lista com suas despesas. Muitas pessoas a fazem por aplicativos, Excel ou até mesmo com papel e caneta.

Portanto liste todas as despesas que você possua, nem que seja um valor gasto com uma bala. Você também poderá utilizar aplicativos financeiros que você poderá escolher clicando aqui.

Bom, agora que você tem uma lista com todas as suas despesas, ficará muito mais fácil para você analisar o que te trás mais custo. Além disso você irá poder analisar diversos valores e pontua-los com seu grau de importância.

Separando os gastos desnecessário de investimento

Para saber identificar gastos desnecessários e investimentos primeiro você vai ter que entender as suas necessidades. Portanto, normalmente, os gastos que aparecem todo mês serão os primeiros a serem pontuados.

Sendo assim considere no topo da sua lista os seguintes gastos:

  • Despesas de casa como: Água, luz, internet e telefone.
  • Alimentação.
  • Condução.

Normalmente esses gastos serão os que ficarão no topo de sua lista, pois eles são mínimos para a sobrevivência. Sendo assim eles não serão considerados investimentos, pois são fundamentais.

Contudo, isso é meio óbvio, e muitas despesas estarão em aberto e agora virá a parte mais difícil.

Separando gasto desnecessário e investimentos

Para essa parte você deverá separar: Quantia de vezes que essa despesa aparece, urgência, fundamento do gasto.

Por exemplo, gastos com roupas, uber, fast food talvez não sejam necessários, contudo, por conta da urgência, ou imprevistos você não teve escolha.

Esses gastos são normais e acontecem, contudo, você pode diminui-los e se programar melhor. Portanto tenha em mente que a maioria dos gastos desnecessários estarão nessa categoria “Emergência”.

Para evitar esse problema, você deverá se organizar melhor. Portanto compre suprimentos para fazer refeições a semana inteira e congele.

Assim você não terá tanta dificuldade de diferenciar gastos desnecessários e investimentos.

Gastos desnecessários

Nessa categoria você vai colocar qualquer coisa que você pode cortar sem sofrer muito. Portanto, a quantia de uber, comer fora e etc. Deverão ser descartados.

Uma boa dica é separar um valor todos os meses para esse gastos desnecessários, mas necessário para nosso relaxamento. Conforme o valor for se esgotando, o seu luxo irá se encerrando. Esse valor deverá ser estipulado após pontuar os valores de investimento.

Assim, o valor que sobrar deverá ser partido em 2 para emergências e gastos desnecessários.

Propaganda

Desta forma você terá o seu dinheiro para gastar com seus luxos, mas também não fica no vermelho.

Investimentos

Para diferenciar gastos desnecessários e investimento será muito simples agora. O investimento será tudo aquilo que lhe trará mais dinheiro no futuro.

Sendo assim considere coisas como faculdades, cursos, um novo aparelho eletrônico para o trabalho e etc. Qualquer coisa que te ajude a fazer suas coisas mais importantes.

Tenha em mente que os investimentos vem em segundo lugar, após os gastos fundamentais. Deste modo, mesmo que não sobre dinheiro para seus gastos desnecessários você deve investir.

Os gastos desnecessários só poderão ser utilizados caso você esteja com um pouco mais de folga em sua renda. Caso contrário é suicídio financeiro.

Separando seu controle financeiro

Deste modo você perceberá que seu controle estará separado em 4 partes, sendo elas:

  • Gastos fundamentais (Água, luz, internet e telefone, etc).
  • Investimentos (Computador para trabalho, celular para trabalho, roupas para trabalho, etc).
  • Poupança (Quanto mais guardar melhor).
  • Gastos desnecessários (Deve no máximo chegar a metade do valor da poupança).

Deste modo você irá garantir 4 rendas para distribuir o seu salário e assim você terá menos chances de ficar no vermelho.

Truques para evitar gastos desnecessários

Muitas pessoas possuem dificuldade em diminuir seus gastos desnecessários devido suas companhias de vida. Andar com pessoas que tem dinheiro é muito difícil por esse motivo.

Contudo existem algumas regras que você poderá utilizar para evitar esse mal, sendo eles:

Ser sincero com seus amigos

Se a pessoa é a sua amiga ela deverá entender a sua situação e te apoiar. Caso isso não aconteça, você saberá o que sustenta essa amizade.

Sendo assim, evite essa pessoa, ou até mesmo se afaste, pois sua saúde financeira é muito mais preciosa.

Leve o dinheiro contado para o passeio

Esse truque é ótimo, antes de sair leve somente o dinheiro necessário para seu passeio e um cartão com um valor menor para emergências.

Desta forma você já estará se limitando, e não conseguirá gastar muito além do que o desejado. Muitas vezes nos deixamos nos levar pelo momento, essa prática cortará esse mal costume.

Abaixe deu custo de vida

A melhor dica para economizar em seus valores é de diminuir seu custo de vida. Ao invés de comprar um salgadinho mais caro, que tal economizar e comprar um de uma marca mais em conta.

Muitas vezes nos habituamos com marcas ou um padrão de qualidade, que muitas vezes pode ser suprido por algo mais em conta. Desta forma você diminuirá muito mais seus gastos desnecessários.

Gastos desnecessários e nome sujo

Sujar o nome é um tremendo problema, principalmente se você fizer isso com gastos desnecessários. Muitas pessoas sujam o nome com faculdade, cursos, na compra da casa própria, etc.

Contudo, se isso acontece por causa de coisas banais e sem muita utilidade sua saúde financeira corre risco. Portanto ao chegar neste ponto, é necessário que você se controle imediatamente.

Assim evite que se não suje por besteira e entenda como seu nome pode sujar clicando aqui. Além disso você pode consultar se o seu nome está sujo ou não pelo site do SERASA clicando aqui.

Lá você saberá o valor da sua despesa e com o que você sujou o seu nome.

Propaganda