fbpx

IPVA e IPTU: Entenda como funciona estes impostos

Propaganda
84 / 100

Todo começo de ano é aquela loucura por conta de dívidas e alguns dele são o IPVA e o IPTU. Afinal muitas pessoas podem acabar se confundindo com os dois e não sabendo nem como pagar. Entretanto, apesar disso, os dois são bem simples de pagar.

Primeiramente saiba que ambos devem ser pagos anualmente e só é necessário para quem tiver um veículo ou residência própria. É muito comum para qualquer família que tenha uma vida confortável.

O que é o IPVA?

Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores ou IPVA é um imposto que deve ser pago por todas as pessoas que possuem veículos no Brasil. O imposto é valido há 30 anos e abrange todos os carros com até 20 anos de idade. O valor do IPVA é variável de veículo para veículo e por estado na qual o veículo circula.

O Imposto do IPVA é direcionado ao estado, para que o mesmo reutilize o mesmo para manutenção de estradas e ruas danificas. Porém esse valor só abrange para veículos terrestres como carros, motos, ônibus e caminhão. Veículo aéreos ou marinhos não são inclusos.

Como calcular o valor do IPVA?

Para realizar o calculo que você precisará pagar com o IPVA é muito simples. Primeiramente entre no site da Secretaria da Fazenda. Lá preencha as os espaços com os dados do seu automóvel. Depois o resultado irá aparecer com o valor necessário a ser pago.

A onde e como deve ser pago?

Cada estado possuí diferentes formas de como pagar o IPVA, porém o mais comum é realizando em uma casa loteria, na internet ou em um dos principais bancos do país.

O proprietário terá a opção de pagar o valor a vista e conseguir um desconto, ou poderá parcelar em até 10 vezes e ir pagando ao decorrer do ano. Também é possível, mas não aconselhável, que o proprietário pague tudo de uma vez no mês de outubro, porém muitas pessoas podem se endividar desta maneira.

O que acontece se eu não pagar o IPVA?

Aos que não pagam o IPVA o mesmo receberá uma notificação fiscal. Desta forma o mesmo poderá ser cobrado judicialmente e se o proprietário for parado por alguma Blitz o mesmo poderá ter o bem apreendido até o pagamento.

Como pagar IPVA Atrasado?

Caso você deixou de pagar o IPVA, você deverá entrar em contato com o Departamento de Trânsito do seu estado. Informe os dados do seu bem e eles irão lhe mostrar todas as dívidas em aberto do veículo. Lá você poderá imprimir o boleto com o valor mais os juros e assim poderá pagar o imposto.

Está pensando em comprar o seu carro próprio? Para saber mais acesse clicando aqui.

Propaganda

O que é IPTU?

O Imposto Predial e Territorial Urbano ou IPTU é o imposto cobrado a todos os brasileiros que possui residência própria. O imposto deve ser pago tanto quanto por pessoa jurídica ou física. O IPTU está em vigor desde 1966 devido a lei de número 5.172 e tem como finalidade arrecadar dinheiro para recursos financeiros aos municípios e controlar os valores das propriedades vendidas no Brasil.

Como fazer o cálculo do IPTU?

Para descobrir o valor a ser pago pelo seu IPTU é muito simples, você primeiramente deverá acessar o site da Prefeitura da sua cidade e colocar na barra de pesquisa o número de cadastro do seu imóvel. Lá eles irão lhe mostrar o valor que deverá ser pago.

Como pagar o IPTU e onde?

Assim como o IPVA o IPTU pode ser pago em bancos ou na internet. E você poderá parcelar o mesmo em até 10 vezes. Porém o pagamento a vista do imposto acarreta em um desconto de até 15% que pode significar muito dependendo do valor do seu imposto.

O que acontece se eu não pagar o IPTU?

Para os que deixarem de pagar o IPTU o mesmo receberá uma notificação, onde deverá pagar o mesmo imediatamente. Se mesmo assim deixar de pagar, o mesmo poderá ter a residência tomada e leiloada.

Caso o mesmo depois da notificação pague o mesmo, receberá um acréscimo no valor por conta de juros que irão decorrer ao tempo sem pagar o imposto.

Vale a pena pegar um empréstimo para pagar esses impostos?

Depende muito. Você deverá analisar a situação, você acha que conseguirá pagar ambos a tempo sem se prejudicar? Caso a resposta seja sim, é melhor não fazer um empréstimo para quitar a divida. Porém se o mesmo atrasou, ou você não terá condições me pagar os impostos, lembre-se que o não pagamento pode resultar na recolha do bem. Com isso para você evitar ficar sem lar, ou perder o móvel, muitas pessoas acabam optando em fazer um empréstimo.

Porém pense muito a respeito, lembre-se que um empréstimo pode ser bastante prejudicial caso você não pague em dia, pois os juros são abusivos e você pode entrar em uma divida ainda pior.

Se possível, peça um dinheiro emprestado a algum parente ! Desta forma você evita juros e terá uma pessoa de confiança para realizar o pagamento do imposto. Porém evite essa possibilidade, guarde seu dinheiro no decorrer dos anos, e pague esses impostos em dia, desta forma evitando dores de cabeça futuras.

Está pensando em comprar sua casa? Para saber mais acesse clicando aqui.

Propaganda