fbpx

Morar Sozinho: O que ninguém conta, e como se programar pra ir?

Propaganda
82 / 100

Está lidando com o fato de que você terá que morar sozinho para uma evolução pessoal e/ou independência? Bom isso é um grande passo e você deverá se programar minuciosamente para não ter problemas futuros. Morar sozinho traz muitos gastos que não vemos quando moramos com os nossos pais.

Podemos ter até uma noção. Mas quando a realidade vem, ficamos extremamente surpresos com os gastos. Não se desmotive, essa etapa vai ser bastante difícil. Porém, para você poder alcançar o que deseja deverá fazer tudo de forma correta.

Pensando nisso você deverá pontuar muitos fatores, e, seria de extrema ajuda, se você pudesse pratica-la antes de morar sozinho. Assuma mais responsabilidades no seu habitat atual, desta forma, já que existe pessoas que possam te ajudar, os mesmos podem te auxiliar bastante em suas decisões.

Desta forma ao se mudar você terá já uma grande bagagem dos gastos e estilo de vida que você precisará ter para se manter sozinho. Bom, para começar você deverá saber qual os gastos básicos necessários para uma boa condição de vida mínima para morar sozinho. Então vamos começar !

Gastos que são necessários para se morar sozinho

Onde você vai morar?

Esse fator é o principal, até porque para morar sozinho primeiramente você precisará de um local. Veja de acordo com sua renda e economias o valor mínimo e máximo que você poderá pagar de aluguel ou comprando um imóvel. Com isso pontue também quanto será gasto com o IPTU deste lugar, para que desta forma você não seja pego de surpresa com algum valor surpresa futuramente.

Dê preferência por locais perto de pontos de ônibus, estações de trem, locais com fácil acesso ao trabalho ou lugares que você frequente. Analise a diferença de valores de lugares, e qual melhor compensa para os seus gastos.

Desta forma você pode abater o preço com o valor de passagens de ônibus, ou tempo que demorará para fazer trajetos. Assim criando uma dimensão melhor de qual lugar no fim das contas terá um custo maior ou menor.

Você pode usar sites e aplicativos como:

Despesas fixas

É importante antes de fechar o contrato com um imóvel, perguntar se o valor da água e luz estarão inclusos no valor do aluguel. Caso não esteja embutido, como você irá morar sozinho é bem provável que pague sempre o valor mínimo determinado pelo local.

Além disso é muito importante você pesquisar pacotes de internet e telefone que caibam no seu bolso e que atendam essas necessidades. Hoje em dia esses serviços são essenciais para se viver então coloque em sua mente esse valor mensal que deverá ser pago.

Seus Móveis

Para morar sozinho em uma nova casa é necessário ter pelo menos alguns móveis, eletrodomésticos e outros objetos. Pensando nisso é de grande importância que você separe um dinheiro para esses gastos. Pesquise bastante quais são os que cabem no seu bolso e que são do jeito que você goste. Para se viver minimamente bem, será necessário os seguintes bens

  • Cama.
  • Colchão.
  • Lata de lixo.
  • Pelo menos 2 panelas.
  • Panela de pressão.
  • Frigideira.
  • Ao menos 5 potes.
  • Ao menos 2 pratos.
  • Ao menos 2 de cada talher.
  • Ao menos 1 copo.
  • Fogão.
  • Geladeira.
  • Guarda-roupa.
  • Ao menos 1 armário.
  • Maquina ou tanque de lavar roupa.
  • Chuveiro
  • Vaso sanitário.
  • 3 pias (para louça, banheiro e lavagem de roupas).

Alguns locais que alugam poderão ter alguns desses objetos listados a cima, porém você deverá analisar se os mesmo se encontram, caso contrário será necessário a compra. Não esqueça que você pode ser bastante criativo para economizar. Existem muitas pessoas que fazem camas de palletes, armários e guarda-roupa improvisados com prateleiras ou araras, cestos de lixo de madeira e etc.

Mercado

Você também deverá fazer compras mensalmente, pois são itens que duram, porém devem ser trocados e reposto periodicamente. Esses itens são essenciais e você deverá ter sempre dentro de casa, sendo eles:

  • Produtos de limpeza da casa, tais como: Esponja de louça, vassoura, rodo, produtos para limpar, sabão, detergente, palha de aço e etc.
  • Produtos de higiene pessoal, tais como: Shampoo, condicionador, sabonete, pasta de dente, escova de cabelo, desodorante e etc.
  • Produtos para organização, tais como:  Pregadores, Varal, panos de chão e de móveis, vassoura de privada e etc.

Alguns podem até parecer besteira, porém você perceberá com o tempo que precisará te-los para viver, e perceberá logo, então é de extrema importância coloca-los na lista de gastos.

Alimentação balanceada

Você deve lembrar também que você deverá comer, e não só comer, você deverá comer bem ! Muitas pessoas quando se mudam, começam a ter problemas de saúde, isso ocorre pois não ter mais a mãe para fazer a sua alimentação balanceada. Então lembre sempre de comprar legumes, verduras, proteínas e etc.

Propaganda

Isso é extremamente pessoal, contudo você não poderá ficar para sempre comendo fora, principalmente em fastfoods. Comece a aprender a cozinhar e sempre procure por ter uma alimentação saudável. Além disso, coloque que você terá gastos com temperos, guloseimas e etc.

Muitas pessoas que moram sozinhas preferem fazer essa compras semanalmente, pois como moram sozinhas é muito difícil eliminar todos os alimentos antes que os mesmo estraguem.

Por isso procure sempre comprar pequenas quantidades para que você não tenha problemas com a perda de alimentos. Por outro lado, alguns alimentos duram muito e esses você pode deixar para comprar de mês e mês, fazendo com que assim os gastos fiquem muito menos pesados.

Manutenção e emergências de quem mora sozinho

Nesse mundo loco que vivemos tudo pode acontecer correto? Pensando nisso é de extrema importância que você guarde um dinheiro para situações inesperadas. Sabemos que o chuveiro pode queimar, que a lâmpada pode parar de pegar e diversos outros problemas.

E agora como você é o dono da sua própria casa, você deverá ter que arcar com esses gastos ou então ficará no desconforto até conseguir arrumar. Por isso é de extrema importância que você tenha um dinheiro acumulado para qualquer imprevisto que possa aparecer.

Gaste um pouco com você

Você ficará apertado e com o tempo o dinheiro vai entrando e saindo como se fosse água, nisso as suas necessidades por conforto irão aumentar cada vez mais. Por isso você deverá também ter em mente, que mesmo que não seja essencial essas necessidades irão aparecer para você se sentir melhor.

Um novo tapete, um acessório de cozinha novo, um porta papel higiênico e outra infinidades de coisas podem aparecer. Tenha em mente que você precisará ter um dinheiro para esses gastos, que com o passar dos dias você sentirá necessidade em ter.

Necessário para manter a sanidade mental

Além dos gastos essenciais, você deverá ter em mente que com o tempo, para você se sentir bem, você precisará gastar com algumas coisas para viver, então vamos lá:

Lazer

Cinema, teatro, balada, Netflix e etc. Você também quer ver o mundo e descobrir coisas novas, fazer coisas que gosta e se divertir. Porém todas essas coisas exigem gastos e você não aguentará ficar a vida inteira preso dentro de casa. Com isso lembre-se de separar um pouco de dinheiro aos poucos para poder usar com essas questões.

Transporte

Você deverá pontuar que para sair de casa você terá um gasto diferente do que quando morava com alguém. Então lembre-se de calcular muito bem o valor que gastará para ir até o trabalho, para lugares onde gosta de frequentar, para a casa de amigos que gosta de visitar e seus parentes. Pode parecer besteira, mas você pode ficar tão apertado financeiramente no começo que isso pode ser um grande problema.

Mudando seu estilo de vida

O problema financeiro não é a única coisa que aparecerá, morar sozinho vem com toda a responsabilidade. Com isso existem algumas tarefas que você vai ter que começar a fazer, sendo elas:

Limpeza de casa

Você deverá lembrar que levar o lixo para fora, lavar a louça, fazer a faxina de casa e etc. Será tudo sua responsabilidade, caso você não faça a casa ficará suja e você poderá ficar sobrecarregado com a sujeira. Além disso, não limpar a casa corretamente acarretará em doenças futuras e a convivência com pragas e bichos de rua.

Alimentação de quem mora sozinho

Você deverá lembrar de colocar o feijão de molho, descongelar a carne e etc. Lembre-se que se você não fizer a comida, você não come ! Morar sozinho não é fácil, mas depois que se pega o jeito é extremamente libertador.

Veja também tudo o que você precisa antes de morar na sua própria casa clicando aqui e saiba tudo para morar sozinho.

Propaganda

Add Comment