fbpx

Negativados: 7 mitos e 4 verdades sobre o score de crédito

Propaganda
90 / 100

Para os negativados é importante entender sobre o score de crédito para saber suas possibilidades de crédito no mercado. Sendo assim você deverá levar em consideração alguns mitos e verdades sobre o score de crédito.
É importante ter uma organização pessoal, para administrar melhor sua renda, ser pontual com pagamentos.

Desta maneira iremos te ajudar esclarecendo tudo sobre o score de crédito, para que o público de pessoas negativadas entendam melhor seu funcionamento. Sendo assim, se você faz parte do grupo de negativados é importante que você saiba como agir.

 

Negativados e score de crédito

O Score de crédito é uma pontuação referente ao seu histórico de pagamento no período de 5 anos, com ele as instituições financeiras determinarão se você é confiável para conceder crédito.

Sendo assim a pontuação vai de 0 a 1000 sendo dentre 500 a 1000 considerado um bom score de crédito. Contudo aos negativados, em outras palavras, aos devedores, normalmente esse valor ficará abaixo de 500 e por isso a dificuldade de conseguir crédito.

Por este motivo pagar suas dívidas na data correta é tão benéfico, pois entrará no seu histórico do score e você terá melhor pontuação.

Contudo o não pagamento acarretará a negativação ou caída do score e será necessário criar estratégias para aumentar a pontuação do score de crédito.

 

Como saber o meu score?

Para saber o seu score de crédito você deverá pesquisar sobre seu nome nos sites de análise de pagamentos e concessão de crédito como o SERASA.

Você deverá fazer um cadastro com seus dados com o seu CPF. Assim será puxado todas as compras já feitas em seu nome.

Ao lado terá uma pontuação de 0 a 1000, o valor apontado é o valor do seu score de crédito.

 

Como saber se faço parte dos negativados?

Caso você possua pendências o seu nome entrará na lista de pessoas negativadas, caso contrário será necessário apenas aumentar o score.

Para isso você deverá acessar sua conta no SERASA que aparecerá automaticamente a lista de dívidas. Caso não apareça nenhuma o seu nome ainda está limpo, caso contrário você deverá pagar a dívida para limpar o nome sujo.

financiamento negado por score baixo
Mitos e Verdades sobre o Score de Crédito

Devido à dificuldade em entender sobre o score de crédito, nome sujo e nomes negativados muitos mitos e verdades foram criadas.

Sendo assim, para que você entenda melhor o score de crédito vamos esclarecer alguns deles:

 

Mitos

1 – O Score de crédito mancha seu nome para sempre

Muitas pessoas falavam que ao perder pontuação no score, será tão difícil subir que ele manchará o nome para sempre. Contudo todas as pessoas negativadas terão a chance de recuperar sua pontuação.

Propaganda

Para isso será necessário que você pague suas dívidas corretamente. Evite que dívidas antigas se mantenham e sempre pague tudo na data correta.

 

2 – É impossível saber o próprio score

Muitas pessoas acham que a pontuação do score fica presente apenas para as instituições financeiras, o que é mito. Sendo assim saiba que você poderá consultar seu score de crédito ou a negativação de nome a qualquer momento.

 

3 – Conferir o Score de Crédito faz com que ele caia

Mito, você poderá consultar o seu nome quantas vezes você quiser e o mesmo não poderá ser diminuído por acessar a sua conta.

 

4 – Colocar CPF na nota aumenta o score

Colocar o CPF na nota não impactará em nada na pontuação do seu score. Isso porque a prática traz outros benefícios que não tem nada a ver com o pagamento. Contudo a compra de qualquer produto à vista ou pagamento dentro do prazo, irá aumentar o score.

 

5 – Score impossibilita a solicitação de crédito ou financiamentos

Mito. O que acontece é que quanto menor for a sua pontuação, mais dificuldade você encontrará na solicitação de crédito. Contudo ele ainda é possível e ficará a critério da instituição financeira.

 

6 – O Score analisa todo meu histórico financeiro

Isso também é mito. Pois o score de crédito ou os nomes negativados só serão determinados nas operações financeiras dentro de 5 anos após sua data de vencimento. Sendo assim, ao completar 5 anos de inadimplência, ele não poderá mais ser considerado na pontuação do score de crédito.

 

7 – Ter salário maior aumenta o score

Mito! O valor do seu salário não interfere em nada na pontuação do score de crédito, entretanto gastar o seu dinheiro fazendo compras e pagando dentro das datas sim.

 

Verdades

1 – O score tem mais peso do que a negativação

Fazer parte do grupo de negativados é péssimo para a sua pontuação do score. Entretanto ter a pontuação do score baixa é mais prejudicial que participar do grupo de negativados.

Sendo assim tenha em consideração que o score que irá barrar sua solicitação de crédito ou produtos financeiros, onde ainda poderá ser possível solicitar com o nome negativado.

 

2 – A solicitação em excesso de produtos financeiros baixa o score

Ao solicitar diversos produtos financeiros as instituições olham isso com maus olhos. Isso porque fica claro os sinais de desespero do solicitante e porque as chances de pagamento acabam ficando mais difíceis.

Neste caso é importante cumprir com os pagamentos, pois as instituições estarão mais rigorosas e você poderá perder mais pontos que o normal.

 

3 – É muito difícil subir o score

Infelizmente essa informação é correta, pois o score não subirá de um dia para o outro. Para que seja autorizado o aumento do seu score, você não deverá apenas ser um bom pagador, como se manter no ritmo e estar sempre melhorando.

Sendo assim para subir o score, além de possuir algumas técnicas de aceleração, ainda sim você precisará de muito tempo. Por isso você deverá evitar ao máximo entrar no grupo de negativados, pois os danos são recebidos logo, mas a recuperação é progressiva.

 

4 – Consultar o Score de crédito e nomes negativados é gratuito

O site do SERASA deixa você consultar seu score e a situação dos nomes negativados a todo tempo e de graça. Sendo assim você não deverá arcar com custos ou ter que pagar para analisar este dado.

Propaganda