fbpx

Nome Sujo: Como consultar grátis seu Score e CPF no SPC e Serasa

Propaganda
88 / 100

Em meio a uma sucessão de escândalos na política, alta taxa de desemprego e mudanças nas leis da previdência. Nosso país enfrenta atualmente um cenário político e econômico no mínimo instável.

A inadimplência do cidadão brasileiro tem crescido mais a cada dia e bateu novo recorde. Chegando a 63,2 milhões de brasileiros em abril de 2019. Isto é, cerca de 40% da população adulta do Brasil, segundo informações divulgadas pelo Serasa Experian.

O Nome negativado ou Nome Sujo, como é conhecido popularmente, ocorre quando você deixa de pagar uma dívida. Como proteção, a empresa na qual você deve, envia seus dados para determinados órgãos de proteção de crédito. Podendo eles serem consultados por outros estabelecimentos comerciais como lojas, bancos e etc.

Com o seus dados cadastrados no órgão, você fica impossibilitado de realizar qualquer tipo de compra à prazo ou até mesmo abrir uma conta corrente em algumas instituições financeiras. Portanto isso irá lhe trazer dificuldades na solicitação de crédito nos bancos.

7 Problemas que o Nome Sujo pode trazer:

  1. Cancelamento do cheque especial: Com o seu nome sujo, você pode acabar ficando com a conta bancária no negativo, e isso pode impactar no seu cheque especial. Porém se isso não acontecer, o banco como uma forma de se proteger pode cancelar por conta própria esse benefício a você.
  2. Restrição de crédito: Quando você for solicitar crédito em um banco, o mesmo irá puxar se você está com o nome sujo através dos registros nos órgãos. Assim ele poderá recusar a sua solicitação, por conta da sua inadimplência.
  3. Dificuldades para arrumar emprego: Muitas empresas (principalmente as que mexem com dinheiro) tem o hábito de analisar o CPF dos candidatos para saber qual a sua situação. Desta forma a mesma pode considerar seu nome sujo como uma atitude irresponsável e acarretar no descarte do candidato a vaga.
  4. Problemas ao viajar para fora do país: Estando com o nome sujo você poderá encontrar problemas ao tirar seu passaporte para viajar para fora do país. Muitos países são muito rígidos com quem entre e sai, e ser uma pessoa com nome sujo pode ser visto como alguém falido que está tentando entrar em um novo país.
  5. Solicitação de Empréstimo recusada: Na realidade, empréstimos comuns serão recusados quase que instantaneamente. Você precisa comprovar que irá poder pagar para poder solicitar um empréstimo, e a função do nome sujo é exatamente mostrar a empresas que disponibilizam crédito, que você não é um bom pagador. Então será impossível a solicitação de empréstimos com o nome sujo.
  6. Matriculas em creches: Algumas creches puxam se os país estão devendo. Se você estiver com o nome sujo no SERASA, a escola poderá recusar a inscrição do seu filho na escola. Desta forma você precisará colocar seu filho em uma escola pública ou menos exigente.
  7. Financiamento de Bens duráveis: Se você está pensando em financiar um veículo ou até mesmo um imóvel, há uma grande chance da sua solicitação de financiamento ser reprovada devido a sua situação cadastral.

Como faço para limpar o nome?

Para limpar o nome é muito simples. Primeiramente você deverá levar em consideração que conseguirá pagar a divida, nem que seja 1 real por mês. Ligue na empresa que você deve e negocie um acordo. Explique sua situação e fale que você deseja pagar e que consegue a quantia X por mês. A maioria das empresas querem que os devedores paguem suas dividas e eles acabam sendo bem flexíveis.

Existem também feiras do Serasa e do PROCON que podem te ajudar com a negociação. Depois que você começar a pagar a divida, cerca de 3 parcelas depois o seu nome é retirado dos órgão de proteção de crédito.

Propaganda

Caso seu nome não for limpo depois de pagar a 3 parcela, você deve ligar no órgão onde você está registrado e pedir para retirar o mesmo.

Divida caduca? Verdade ou Mito.

MITO. O que acontece de fato é que após 5 anos a dívida prescreve. Ou seja, se você contraiu uma dívida, a instituição que você deve tem 5 anos para te cobrar e manter seu cadastro nos órgãos de proteção ao crédito. Após esse prazo seus dados são removidos do sistema de devedores.

Mesmo sem constar no sistema, sua dívida ainda ficará em aberto no sistema daquela empresa. Assim, impossibilitando de adquirir algum bem ou serviço novamente.

Como evitar que meu nome fique sujo?

  • Não deixe de pagar suas contas em dia.
  • Evite fazer gasto sem planejamento.
  • Opte por sempre guardar um quantia em dinheiro como se fosse uma divida.
  • Tenha um controle financeiro físico e não só mentalizado.
  • Jamais empreste um cartão de crédito.
  • Não tenha mais do que 1 cartão de crédito.
  • Opte por comprar coisas fazendo economia e pagando a vista e não com cartão de crédito.
  • Não faça compras com valores muito além do seu salário.
  • Evite parcelar em muitas parcelas.
  • Não compre nada que você tenha em mente que não irá conseguir pagar.
  • Sempre tenha um apoio financeiro caso você não tenha certeza que irá conseguir pagar. Pode ser pai, mãe, irmão, tia, amigo ou seja lá quem for.
  • Faça a negociação com a empresa que você deve antes de seu nome ir para o SERASA ou mesmo depois.

Como consultar se meu nome está sujo no SPC ou Serasa?

Todas essas consultas podem ser feitas rapidamente pelo site do Serasa. Para que você verifique o seu nome ou Score de Crédito, será necessário realizar as seguintes etapas:

  1. Passo 1: acesse o site do Serasa Experian clicando aqui
  2. Passo 2: Faça um cadastro como solicitado no site.
  3. Passo 3: Agora verifique a situação do seu nome.

Para saber qual é a sua pontuação de Score de Crédito leia este artigo.

Propaganda

Add Comment