fbpx

Organização Pessoal: Saiba a importância para a sua renda

Propaganda
84 / 100

A vida pode se tornar um caos sem uma organização pessoal, são muitas coisas e somente nós mesmo para realiza-las. Desta maneira se sua vida está bagunçada e suas coisas estão fora do lugar é muito mais fácil se perder.

Pensando nisso iremos te auxiliar para que você entenda a importância de se ter uma organização pessoal, para que sua vida fique mais organizada, equilibrada e mais fácil de entender.

O que é uma Organização Pessoal?

Ao se falar de organização pessoal, conseguimos analisar isso em diversos lugares, no nosso lar, trabalho, vida pessoal e até mesmo social.

A Organização Pessoal consiste em colocar tudo em seu devido lugar, para que tudo fique em ordem e fácil de ser observado.

Desta maneira os problemas não ficam espalhados, e você recebendo novidades desagradáveis a todo momento de o que você não vê.

Ao fazer a organização pessoal você saberá onde tudo deverá estar, e assim, caso saia, você identificará rapidamente.

Como ter uma organização pessoal?

Para que a organização pessoal dê certo, você deverá aprender a usa-la em todas as áreas de sua vida, onde você deverá observar diversos pontos e organizar.

Contudo, para que você tenha prática e entenda como isso funcionar, sempre deverá começar de um mesmo ponto. Esse ponto, conforme você irá se adaptando e estabelecendo a organização pessoal, irá fazer você expandir para outras áreas.

1 – Organize seu espaço pessoal

Para que você entenda a organização pessoal, primeiramente você deverá organizar o seu espaço pessoal. Em outras palavras arrumar o seu quarto, casa ou qualquer ambiente na qual você é o responsável.

Portanto lembre-se de sempre arrumar a sua cama, guardar seus pertences sempre no local onde é designado a eles, etc. Caso você perceba que as suas coisas não possuem lugar fixo, e você não sabe onde por, saiba que o caos vive aí.

Portanto organize e estabeleça locais organizados para deixa-los. Com o tempo você verá que seu ambiente ficará muito mais otimizado, onde você encontrará tudo com mais facilidade, e no caso de perda, será muito mais fácil identificar onde o produto não estará.

2 – Separe as suas despesas pessoais

Agora que seu ambiente está organizado você deverá organizar as suas finanças. Portanto será necessário que você tenha uma boa educação financeira.

Para saber mais sobre educação financeira clique aqui.

Com a educação financeira o seu dinheiro, assim como seus pertence estarão todos em seu devido lugar. Deste modo você saberá separar o que é despesa, economia e dinheiro para gastar.

Assim você evita mexer em dinheiro destinado a outros objetivos ou de coloca-lo em outro lugar.

3 – Separe seus objetivos

Agora que você já tem o seu ambiente pessoal organizado e as suas finanças, será muito mais fácil traçar os seus objetivos.

Sendo assim você saberá quais objetivos são de longo a curto prazo, quais estão mais próximos e mais possíveis de se realizar e quais demorarão mais.

Desta forma você terá uma linha do tempo, onde você saberá o que deverá começar e o que deverá esperar mais um pouco.

Portanto se você tem tempo e dinheiro para fazer um curso no momento, você poderá faze-lo. Contudo, caso você deseja fazer uma viagem ou intercâmbio, talvez precise de mais dinheiro e isso tenha que esperar um pouco.

Alcançar nossos objetivos está totalmente ligado com a nossa organização para alcança-los, por isso se organizar é fundamental.

4 – Use a organização pessoal em seus lazeres

Ter momentos de lazer é fundamental para nossa paz de espirito e tranquilidade. Entretanto tudo exige limite. Sendo assim é necessário que você saiba pontuar exatamente a quantia necessária para essas atividades.

O mesmo é necessário, mas dificilmente te levará a algum lugar muito a frente, sendo assim utilize-o apenas para relaxar.

Ao conseguir alcançar o relaxamento necessário você deverá voltar as suas atividades normalmente.

Uma ótima regra para saber organizar seus momentos de lazeres, é nunca deixa-lo que ele seja prioridade ou então que a soma do tempo exercido ultrapasse muito de qualquer outra atividade.

Propaganda

5 – A Organização Pessoal, rotina e a produtividade

Ao diversificar tanto a sua rotina para faxina, organização, trabalho, finanças e lazer você ganhará muito mais produtividade em todas as tarefas.

Isso ocorre pois nenhuma das tarefas se tornará extremamente desgastante. Embora criamos afinidade com uma tarefa mais que outra, ao fazer todas essas coisas diferentes, você aprenderá a dar valor em cada.

Assim você não só conseguirá fazer muito mais coisas, como também terá muito mais prazer em cada uma. Isso ocorre pois a diversidade de tarefas faz com que você se sinta mais produtivo e portanto você ganha mais energia positiva para fazer suas coisas.

Para saber mais sobre a produtividade clique aqui.

6 – Tenha um momento só seu

Ter um momento só para você é fundamental para a sua organização pessoal, isso porque em meio as outras pessoas podemos nos deixar levar e desviar de nossos objetivos.

Sendo assim separar um tempo para ficar só é fundamental para traçar objetivos e desvendar seus desejos. Sendo assim, relaxe, tome um banho e reserve um tempo para ficar apenas consigo mesmo.

Você pode fazer isso de diversas maneiras, contudo é importante que faça isso em todas as práticas. Arrume seu ambiente sozinho, organize suas finanças sozinho, se entretenha sozinho, etc.

Embora você possa pedir ajuda e conselhos para todas essas atividades, é importante praticar sozinho, descobrir como você gosta e até descobrir uma nova maneira, única e pessoal, mais confortável ainda para fazer suas coisas.

7 – Compartilhe suas conquistas e aprenda com a dos outros

Para quem mora sozinho a prática anterior é um pouco mais comum, contudo isso também trás algumas dificuldades. Ao ficar muito tempo sozinho, a necessidade de socialização pode ser mais necessária.

Sendo assim saia do seu habitual e vá conversar. Tire dúvidas, aceita novas formas de realizar as atividades e aprenda com o outro. Além de ser enriquecedor fazer isso você ainda poderá ensinar uma pessoa e fortalecer ainda mais uma amizade.

Além disso vocês podem encontrar um novo jeito de fazer as coisas, na qual poderá desenvolver muitas novas ideias.

Para saber dicas de como morar sozinho clique aqui.

8 – Organize tudo fisicamente

Para que você lembre de tudo e não se perca no meio de tantas coisas é fundamental que você anote a maioria de suas tarefas.

As tarefas que você já está acostumado e que são mais simples, você não precisa anotar, como arrumar seu espaço, tomar banho, se entreter, etc.

Essas tarefas você lembrará automaticamente ao ver as coisas fora do lugar ou ao ficar cansado. Sendo assim você deverá anotar coisas como, tarefas de trabalho, coisas para estudar, produtos com melhores preços, etc.

Existe um site chamado Trello que você poderá acessar clicando aqui. Com ele você poderá anotar todas suas tarefas em formato de lista e ir eliminando tudo que já foi realizado.

Desta maneira você não esquecerá de suas tarefas, e ainda poderá colocar data e horário para realizar todas. Assim você evita se perder e mantém uma boa organização pessoal.

Conclusão

Muitas pessoas acreditam que a organização pessoal não é tão importante, que é possível fazer o que quer e deixar de lado o que não quer.

Ao se organizar, você perceberá que tudo é necessário, e ao fazer, você elimina o problema ao invés de empurrar com a barriga sempre.

Desta maneira você evita se perder e estar ciente de tudo o que ocorre em sua volta, assim ficando difícil ser pego de surpresa por algo.

Estar ciente de tudo em sua volta irá lhe trazer a habilidade de antecipar alguns acontecimentos. Isso ocorrerá pois ao colocar tudo em seu lugar, será mais fácil visualizar o caminho que as coisas estão encaminhando.

Assim você poderá se programar e rever uma situação com muito mais sucesso e antecipação. Esse resultado irá trazer um benefício drástico em sua renda, onde ficará muito mais fácil de identificar o que precisa e não ser gasto.

Desta forma você terá uma saúde financeira bem mais equilibrada e poderá usar seu dinheiro de uma forma bem mais consciente e responsável.

Propaganda