fbpx

Planilha de gastos: 6 Passos para fazer a sua

Propaganda
90 / 100

Ter um bom controle financeiro não é muito fácil, é preciso ficar atento a todos os gastos e qualquer descontrole financeiro. Com isso uma planilha de gastos pode ser um ótima ferramenta para que você controle sua saúde financeira.

A planilha de gastos é uma ferramenta utilizada em diversos lugares para o controle de suas finanças, nela você poderá analisar todo o dinheiro que entra e sai de sua renda.

Para isso é necessário sempre atualizar a planilha e ainda se policiar com os seus gastos. Entretanto a planilha irá te dar uma visão mais direta e correta sobre seus valores.

Para saber como organizar a sua vida financeira e pessoal acesse clicando aqui.

As vantagens de uma planilha de gastos

Com a planilha de gastos você terá diversas vantagens onde poderá ver onde o seu dinheiro estará sendo mais distribuído, gasto, poupado, etc. Sendo assim leve as seguintes vantagens de se fazer uma planilha de gastos.

1 – Saber direcionar seu dinheiro

Com a planilha de gastos você poderá saber o dinheiro que você possuí e para que ele se destina, sendo assim o mesmo ficará reservado para cada opção.

Assim você saberá quanto gasta com despesas fixas, mutáveis e até o quanto você precisará para a aquisição de um bem ou investimentos futuro.

2 – Controle de impulsividades e comportamento desregrado

Tendo uma planilha de gastos você poderá analisar todos os seus gastos, sendo eles com uma bala ou com um bem de alto valor. Desta forma você evita comprar produtos por impulso, onde ao analisar sua condição financeira diariamente você terá maior zelo por suas finanças.

Desta forma você ganhará um maior controle de seus impulsos e gastos e poderá ter uma economiza muito melhor.

3 – Elaboração e Planejamento de renda

Analisando as condições da sua renda ficará muito mais fácil para você bolar estratégias para compras ou investimentos. Sendo assim a planilha de gastos é um ótimo projeto para planejar diversas áreas da sua vida como profissão, conforto, viagem, etc.

4 – Saúde financeira e mental

Tendo tudo anotado e com fácil visualização você ganhará muito conforto em sua renda. Desta forma sua saúde financeira e até mental ficarão bem menos conturbadas.

Sendo assim é importante a criação de uma planilha de gastos, pois com ela você verá a sua renda com muito mais facilidade e poderá com muito mais flexibilidade controla-lá.

Onde fazer uma Planilha de Gastos?

Antes de mais nada, para fazer a sua planilha de gastos você deverá escolher a plataforma a onde você fará a mesma. Neste caso você terá diversas opções como:

Embora você possa escolher a ferramenta que preferir, aqui no instrutor financeiro iremos te explicar a fazer o planilha de gastos clássicas com o Excell ou o docs.

Ambos funcionam na mesma maneira, contudo com o docs você poderá visualizar seu documento online.

Como fazer uma planilha de gastos?

Bom, primeiramente para começar você deverá abrir uma planilha do Excell. Com a planilha do Excell aberta em branco poderemos começar a montar a sua planilha de gastos e alguns passos.

Passo 1: Separe suas despesas

No Excell você dará de cara com uma planilha com diversas colunas como essa daqui:

Planilha de gastos Colunas

 

Nesta primeira etapa você deverá pegar a coluna A1 e escrever “Contas”.

Logo em baixo, seguindo a sequência numérica, você irá colocar o nome de todas as suas despesas fixas que aparecem durante o mês como na imagem de exemplo.

Ao lado da Coluna A1: Contas, você terá as colunas B,C,D,E,F,G,H,I,J,K,L,M onde você deverá colocar os meses do ano, de Janeiro a Dezembro.

Ao colocar todas as despesas e meses, no final da planilha você deverá pular uma linha e colocar “Total de contas” na Coluna A, pois é a onde ficará a soma de todos os valores.

Pule mais uma linha e coloque mais dois itens na Coluna A com o nome de “Salário” e “Patrimônio”. Esses dois irão apontar a sua renda e o quanto irá sobrar em sua planilha de gastos.

Formatação: Para que sua planilha fique mais atraente e bonita você poderá utilizar cores para formata-la. Assim ela ficará como na imagem a seguir:

PLANILHA DE GASTOS FORMATAÇÃO

Propaganda

Passo 2: Coloque valor

Agora que você separou todas as despesas e valores, você precisará identificar o que é valor e o que é item na sua planilha, para isso é muito simples.

Você deverá ir até onde possuí um valor de conta escrito e apertar neste botão no menu superior do Excell:

Planilha de gastos Cifrão

Agora a sua planilha saberá o que é dinheiro e o que é item para fazer os cálculos.

Passo 3: Calcule tudo

Agora que você já possuí todas as suas despesas marcadas em um documento ficará muito mais fácil para você fazer o calculo.

Sendo assim saiba que a própria planilha do Excell poderá fazer a conta de uma maneira super simples. Para isso você deverá:

Você deverá ir até a Coluna A em “Total de contas”, clique ao lado no espaço em branco na coluna B, onde estará o mês de Janeiro e escreva a seguinte informação =SOMA(B2:B12).

Esse código é chamado de fórmula e ela serve para que o Excell faça a soma de valores. Deste modo ele irá pegar todos os valores desde a Coluna B2 até a Coluna B12 e somará em um resultado final na área de “Total de contas”.

Desta forma você terá o valor total de toda as suas despesas expostos na Coluna B14. Lembre-se que se você tiver mais despesas o número de colunas deverá aumentar, onde a formula poderá ir até B80 se precisar.

Passo 4: Estabeleça sua renda

Embaixo de “Total de Contas” na Coluna A15, você colocou a opção Salário, no quadrado ao lado na Coluna B15 você deverá colocar o valor completo do seu salário.

Neste caso iremos colocar a renda de R$5000 para o exemplo abaixo:

Planilha de gastos Renda

Agora a tabela saberá a sua renda e poderá fazer o calculo de quanto dinheiro irá sobrar.

Passo 5: Descubra sua renda

Agora na última coluna a ser utilizada, que no exemplo estará na Coluna A16 “Patrimônio”, você deverá colocar mais uma formula.

Deste modo no quadrado ao lado na Coluna B16 você deverá a seguinte formula: =b15-b14.

Desta forma a planilha irá pegar o valor do seu salário e subtrair pelo valor de todas as suas despesas. Assim você terá um resultado final, que é a sobra de sua renda.

O valor que sobra é o dinheiro que você não tem comprometido, que assim poderá ser investido ou usado da maneira que decidir.

Passo 6: Alimente sempre sua planilha

Para que a planilha funcione e você tenha uma melhor visão da sua renda, será necessário que você a alimente sempre.

Sendo assim, ao fazer uma compra, nem que seja com uma bala você deverá lançar esse valor na planilha. Assim a mesma poderá fazer a contabilidade dos valores.

Desta forma, sempre que precisar adicionar uma nova despesa será necessário adicionar uma nova linha. Para fazer isso sem ter que mexer na formula você deverá clicar com o botão direito antes da Coluna B12 como no exemplo:

Planilha de gastos adicionar linha

Deste modo a fórmula irá contabilizar a nova linha e você não terá divergência em seus valores.

Para saber mais sobre educação financeira acesse clicando aqui.

Propaganda