fbpx

Relacionamento e Controle financeiro: Como conciliar os dois

Propaganda
83 / 100

Dinheiro pode trazer muita dor de cabeça, principalmente se você estiver dentro de um relacionamento. Por isso é crucial uma boa comunicação e controle financeiro.

Nestes casos é muito importante a separação de despesas e um acordo sobre como vão ser pagas as contas. Portanto, não tenha receio, sente e converse sobre isso com seu/sua parceiro(a).

O diálogo é parte fundamental para esse processo, porém existem várias características a serem analisadas.

Tenha noção do histórico financeiro familiar do seu parceiro(a)

É natural que o costume financeiro de uma pessoa seja reflexo do seu relacionamento com sua família. Portanto é importante analisar esse aspecto.

Algumas vezes esse costume pode ser positivo ou negativo, e cabe a vocês reparar os problemas. Portanto é importante que os dois tenham consciência de como o outro se policia financeiramente.

Além disso, cabe aos dois educar o outro financeiramente. Antes de realizar uma compra, consulte seu companheiro e veja se aquela compra é necessária.

Se os dois entram em um acordo, após analisar suas finanças, a garantia de que essa compra seja favorável é muito maior.

Compartilhe de suas experiências financeiras

Se você já fez um empréstimo, abriu uma conta ou qualquer outra experiência, pode ser enriquecedora para quem ainda não o fez. Portanto, informe ao seu parceiro como as operações funcionam, e se vale a pena ou não faze-la.

Essa troca de informação pode ser muito importante para que erros futuros não sejam cometidos. Além disso, dicas sobre compras a longo prazo, juntar dinheiro para pagar a vista dentre outras dicas, podem ser muito bem vindas.

Para facilitar esse compartilhamento uma planilha de gastos é o ideal, saiba como fazer a sua acessando aqui.

Seja transparente no relacionamento

Essa parte é fundamental para o funcionamento da renda do casal. Falar quanto está gastando, alinhar os planos do casal e estabelecer um valor a ser guardado é crucial para o relacionamento.

Essa comunicação irá ajudar o casal a ter noção de seus gastos, o interesse do parceiro com o relacionamento e metas do casal. Além disso, essa informação faz com que ambos consigam controlar as finanças e assim alcançar suas conquistas.

Por isso é importante ser transparente, não só com a seu parceiro, mas consigo mesmo! Saber suas fraquezas e defeitos, podem contribuir para a solução dos mesmo.

Relacionamento independente

Por mais que o relacionamento funcione muito bem junto, precisamos de nossa independência. Por isso é importante a separação de um valor individual para cada membro do casal.

Essa separação fará com que um não tenha sempre que informar o outro ao comprar algo. Pois as vezes precisamos comprar algo que nos faz bem, sem explicação aparente, e essa independência pode ser importante.

Propaganda

Entretanto, esse valor deve ser estipulado ao casal em uma renda mensal, para que assim não haja injustiças ou descontrole financeiro.

Criar o hábito de falar sobre as finanças no relacionamento

Essa regra é a base de todas as outras! Você precisa pegar o costume de periodicamente conversar com seu/sua parceiro(a) sobre a situação financeira de vocês.

Desta forma vocês criarão um controle melhor sobre os gastos e ganhos, além de ser algo para fazerem juntos. Ainda mais, vocês poderão determinar metas e usufruir melhor de seus ganhos.

Faça projetos a dois

É importante também que vocês criem metas e invistam em vocês dois. Por isso, sempre separe um dinheiro para que vocês saiam e se divirtam.

Criar projetos para o casal, poderá fortalecer ainda mais a relação, pois os dois verão o interesse na recíproco em ficarem juntos. Além de analisar a onde os dois querem chegar e ver se esse relacionamento realmente faz sentido.

Com isso será muito mais fácil testar a sincronia e afinidade do casal.

Alinhe os objetivos pessoais de cada um

É importante também que seja investido sobre as realizações, aprimoramentos e conquistas individuais do casal. Por mais que os dois sejam parceiros, cada pessoa é um ser individual que tem seus sonhos, necessidades e realizações pessoais.

Portanto é crucial o apoio, motivação e investimento do dinheiro do casal da evolução individual de cada um. Além de realizar o sonho de seu/sua parceiro(a) isso aumentará a afinidade, respeito e amor do casal.

O amor requer carinho, amor e respeito, entretanto, isso só irá se concretizar quando um ajudar o outro a subir e conseguir conquistar seus sonhos.

Filhos

Se você está em um relacionamento, e ter filhos for uma das metas de vocês, será necessário colocar esse aspecto em suas contas!

Filhos geram gastos, e não são poucos, e a população tem o costume de primeiro procriar e depois se programar, onde acarretam em danos irreversíveis.

Uma criança requer atenção, educação e uma explicação clara e incisiva de como a vida de ser vivida. Portanto é importantíssimo a programação desse plano. Junte dinheiro para a educação de seu filho, para explorar seus dons e aptidões.

Desta forma criaremos seres mais focados e com objetivos na vida, e não só mais uma pessoa que não sabe o que fazer da vida, e tentando apenas sobreviver.

Veja também sobre os melhores aplicativos para o controle de suas finanças clicando aqui.

Propaganda