fbpx

Score de Crédito: Entenda como funciona e como aumentá-lo

Propaganda
81 / 100

O Score de crédito nada mais é que uma analise do seu controle financeiro. Ele serve como um histórico de transações, onde nele é possível empresas analisarem se você é um mal ou bom pagador. Assim eles determinam se irão lhe disponibilizar seus serviços de créditos ou não.

O Score é uma ferramenta de segurança para o banco e empresas, onde dificultaram que maus pagadores comprem sem pretensão de pagar.

Como funciona o Score de Crédito?

Bom, imagine um placar que vai de 0 a 1000. Quanto maior for a sua pontuação, melhor pagador você é. Sendo assim maiores serão as suas chances na solicitação de crédito.

Desta forma, caso você seja um mal pagador e/ou tenha muita recusas de crédito a sua pontuação irá cair, dificultando a sua solicitação.

Com isto em mente, sempre tenha em sua cabeça que é importantíssimo pagar suas contas em dia. Para que desta forma você tenha boa reputação e nunca tenha uma recusa em solicitações de crédito.

Entretanto, se seu score estiver baixo não desanime, é possível aumentar a sua pontuação novamente! Porém para isso será necessário realizar algumas tarefas.

O que fazer para aumentar meu score de crédito?

Está interessado em aumentar a pontuação de seu score? Veja agora algumas dicas de como aumenta-lo e conseguir solicitar créditos.

Pague todas as suas dívidas dentro do prazo

Para ter o Score alto, ser um bom pagador é o primeiro passo. Ao deixar de pagar uma conta, ela irá acumular juros e diminuir seus pontos no Score. Pagar as contas em dia irá impossibilitar que isso ocorra ! Aliás, se você deixar para pagar as dividas antes da data de vencimento da conta, você ainda poderá obter um acréscimo em sua pontuação.

Então você só sai ganhando. Além de se livrar de uma divida fazendo sua parte, você ainda irá ganhar mais chances em solicitação de crédito.

Faça compras a prazo e pague-as em dia

Para que o prestador de crédito saiba que você é um bom pagador, comece usando seu crédito para compras pequenas. Compras no débito ou a vista impossibilitam essa visão, já que o comprador irá terminar de pagar o produto/serviço de imediato.

Para que seu Score aumente, faça compras a prazo e pague-as na data correta. Desta forma você poderá ser visto como bom pagador e sua pontuação irá subir.

Não tenha dívidas em atraso

Ter o nome sujo ou ter muitas dividas podem abaixar muito o seu Score de crédito. Portanto entre em um acordo com as empresas na qual você deve, e tente negociar uma maneira de pagar a divida. Desta forma seu nome irá sair do SERASA e você poderá recuperar a sua pontuação novamente.

Propaganda

Porém tome muito cuidado para não entrar novamente nesta situação, para que você não tenha que aumentar o seu Score novamente.

Atualize seus dados cadastrais e cadastre-se no Cadastro positivo.

Você deve manter seus dados sempre atualizados (CPF, telefone, endereço, renda e etc). E se possível faça um cadastro no Cadastro Positivo. Desta forma o banco irá perceber que você está facilitando para ser encontrado. Desta forma você ganha mais pontos pela sua boa conduta.

Esse processo irá facilitar para o prestador de serviço analisar a sua situação.

Evite solicitar muitos serviços de crédito

Essa dica é uma das mais importantes se você está querendo aumentar a pontuação do seu Score. Ao solicitar serviço de crédito, a empresa irá analisar o seu CPF e qualquer anormalidade irá acarretar na queda de pontos. Por isso é crucial que você não faça solicitações de crédito, principalmente as excessivas.

Caso você receba uma recusa de crédito, pare e tente se normalizar. A cada solicitação o seu Score irá diminuir, como forma de os bancos se protegerem. Os prestadores deste serviço irão identificar que você está necessitando de crédito e irão fazer essa prática para dificultar que você tenha mais uma divida na qual não irá conseguir pagar.

Essas são as únicas práticas legais que você poderá fazer para aumentar a sua pontuação. Lembre-se que o Score é apenas um avaliador de bons a maus pagadores, por isso o mesmo é apenas o reflexo dos que você está fazendo com a sua finança. Um bom pagador não terá dificuldade com esse placar, porém os maus pagadores irão ter que se alinhar para poder utilizar de recursos oferecidos pelos bancos.

Consultando seu Score de Crédito

Para que você verifique o seu Score de Crédito, será necessário realizar as seguintes etapas:

Passo 1: acesse o site do SERASA.

Passo 2: Faça um breve cadastro como solicitado no site.

Passo 3: Agora é só você verificar o status do seu Score.

Pronto agora você sabe exatamente como consultar o seu Score de crédito e como evitar que o mesmo caia. Portanto agora é só se administrar bem, e se prevenir desse mal.

Para entender melhor, veja também sobreNome Sujo

Propaganda

Add Comment