fbpx

Seguro de celular: Realmente vale a pena contratar

Propaganda
84 / 100

Ao comprar um celular novo e caro, muito pensam em contratar um seguro de celular. Assim a pessoa correrá menos riscos de perder seu aparelho por causa de furtos, roubo ou defeitos.

Contudo o que muitos não sabem é que o seguro de celular nem sempre é a melhor opção. Existem diversos fatores que você deverá pontuar antes da contratação, para saber se é a melhor alternativa.

Em alguns casos o seguro de celular anualmente poderá chegar ao valor de 50% em cima do aparelho. Por esse fator você deverá entender se o seguro valerá a pena.

O Seguro de Celular

O seguro de celular normalmente é oferecido por operadoras de celular ou pela própria marca do celular. Entretanto algumas outras empresas como o BemMaisSeguro também oferecem.

Assim o beneficiado poderá assegurar o seu aparelho celular contra roubos, furtos e até quebras acidentais. Com um pagamento mensal, o individuo poderá solicitar o seguro em uma dessas situações para receber um novo aparelho.

Contudo o valor do seguro sempre irá depender do aparelho celular, o que em alguns casos não valerá a pena.

Além disso é interessante que você avalie as coberturas incluídas, valor da indenização, se há cobrança de franquia no caso de sinistros e etc. Essas informações estarão na apólice do seguro de celular, portanto leia o documento antes de assinar.

Os tipos de seguro de celular

Antes de assinar um pacote, também é interessante que você analise a cobertura do mesmo. Sendo assim considere a sua necessidade e maiores riscos.

Se você é uma pessoa que anda muito a pé, pega transporte publico, ou está sempre para lá e para cá de carro, é interessante o seguro de celular.

Desta forma você que sofre com riscos de assaltos, terá uma facilidade de recuperar um aparelho nestes casos.

Contudo, se você é mais descuidado e seu celular corre mais riscos com danos físicos, você poderá contratar o seguro para isso. Lembre-se que quanto maior a cobertura do seguro, maior o seu valor.

Como funciona o seguro de celular

O seguro de celular terá um valor sobre o valor do aparelho ou um valor fixo. No caso de ocorrer um imprevisto na qual o seguro cobre, você deverá acionar a asseguradora.

Eles irão avaliar a sua solicitação, na qual será necessário a criação de um boletim de ocorrência.

Após autorizada a situação do seu seguro você, dependendo do seu seguro, deverá receber um novo aparelho. Contudo, em alguns casos o valor é retornado em dinheiro.

Neste caso o valor será igual ao valor que você pagou no seu aparelho escrito na nota fiscal, menos a franquia e a depreciação do período.

Vale a pena fazer um seguro de celular?

Agora que você entendeu como o seguro funciona, é bom avaliar se o mesmo vale a pena.

Devido a maneira de funcionamento do seguro, você quase nunca receberá o valor completo do aparelho, onde na maioria das vezes ficará em prejuízo.

Propaganda

Pense assim, além de pagar pelo celular, você deverá pagar pelo seguro e o mesmo retornará apenas o valor atual do seu aparelho. Neste caso o mesmo ficará em desvalorização.

Assim você receberá um valor menor do que gastou no aparelho, menos o custo que teve com o seguro.

Entretanto, dependendo da sua necessidade e de seu aparelho poderá valer a pena. Portanto avalie as seguintes caracterísicas:

  • O seu aparelho custa mais do que R$2.000,00?
  • O seu aparelho chama muita atenção por ser popular?
  • Você sai com muita frequência para locais diferente?
  • Você possuí uma aparência considerada de classe média?

Se todas as respostar para a sua pergunta forem sim, o seguro poderá ser uma ótima opção, e vamos explicar o porque:

Para os que vale a pena contratar o seguro de celular

Pessoas com as características mencionadas a cima, terão uma maior chance em perder o seu aparelho celular. Devido a isso, o tempo que o mesmo se manterá com esse aparelho, será menor.

Assim o seguro fará toda a diferença, onde você pagará um valor muito menor de um aparelho novo com o seguro. Desta maneira economizando e garantindo uma maior segurança.

Para os que não vale a pena contratar o seguro de celular

Contudo, se você é do tipo de pessoa que dura muito tempo com celular, que fica mais caseiro, ou tem pouco contato com a sociedade, terá menos chances de sofrer um imprevisto de seguro.

Assim, o seguro irá lhe custar mais do que comprar um celular novo futuramente. Neste caso, é interessante que ao invés de você contratar um serviço de seguro de celular, que você acumule dinheiro, mensalmente para o pagamento de um novo.

Para que assim você possa comprar um celular novo caso você seja roubado, assaltado ou tenha danificado o aparelho. Contudo, para um novo aparelho, muitas vezes é necessário crédito, caso você não tenha o dinheiro para comprar a vista. Assim é interessante que você tenha um cartão de crédito.

Então o seguro não vale a pena?

Para você entender se um seguro de celular vale apena, você vai ter que analisar o tempo que você provavelmente durará com o aparelho. Sendo assim, é interessante que você assine um seguro apenas no primeiro ano, e depois comece acumular o dinheiro por conta própria.

O seguro tem haver com o tempo, onde você pagará por meses para manter o seguro. Sendo assim, quanto mais tempo sem acionar o seguro, maior o valor que você pagará, e assim podendo até exceder o valor do aparelho.

Além disso, o dinheiro retornado do seguro poderá ser menor com o valor gasto do seguro, e o valor que você pagou no aparelho, acarretando em prejuízo.

Assim, por mais que você garanta que terá um novo aparelho após um imprevisto, o mesmo poderá custar mais do que comprar um novo aparelho.

O que é bom guardar para fazer um seguro

Aconselhamos que você guarde todos os documentos que possam ter haver com a compra do seu aparelho e da contratação do seguro. Sendo assim guarde:

  • Nota fiscal do aparelho.
  • Caixa do aparelho.
  • Contrato do seguro.

Assim, se precisar você terá como comprovar que você comprou esse aparelho e a quanto tempo. A maioria das asseguradoras, desejam não aprovar o seguro, assim você terá que provar que você está em seus direitos.

Além disso em casos de roubo ou furto você deverá ter o Boletim de ocorrência sobre o ocorrido, para que o seguro possa validar a sua solicitação.

Propaganda