fbpx

Como funciona o Empréstimo Consignado? Taxas de Juros e quem pode solicitar?

Propaganda
88 / 100

Se você procura uma linha de crédito para quitar suas dívidas ou sair do vermelho, conheça o Empréstimo Consignado. Essa modalidade de empréstimo possui os menores juros do mercado pode ser uma excelente opção pra você!

Porem, embora as taxas de juros sejam mais atraentes que outras linhas de crédito disponíveis no mercado, contratar qualquer tipo de empréstimo é algo que deve ser planejado e estudado com cautela, pra você não correr o risco de acabar se endividando.

Confira nesse artigo tudo sobre Empréstimo Consignado. Entenda como funciona esse tipo de crédito, suas vantagens e desvantagens, e também quem pode solicita-lo. Assim você conseguirá tomar uma decisão segura e planejada sobre suas finanças.

 

O que é Empréstimo Consignado

Comparando com as opções de crédito disponíveis no mercado brasileiro, o empréstimo consignado é uma linha de crédito muito mais favorável tanto para o consumidor quanto para as instituições bancárias. Isto porque o crédito consignado é um tipo de empréstimo cujas prestações são deduzidas diretamente através da folha de pagamento, ou o banco irá descontar as parcelas acordadas no seu salário, aposentadoria ou pensão.

Dito isso, o empréstimo consignado possui um risco muito menor de inadimplência, reduzindo drasticamente as taxas de juros oferecidas oferecidas pelos bancos. Por isso, graças a seus juros baixos, ele é considerado uma das modalidades de empréstimo mais acessíveis disponíveis no mercado. Esta opção de crédito é ideal para quem precisa de um empréstimo para se reestruturar financeiramente.

No entanto as taxas de juros podem variar de acordo com o seu perfil. Aposentados e pensionistas do INSS, tem taxas de juros mais atraentes do que aqueles que trabalham por carteira assinada, uma vez que estes, por mais que possuem garantias estão sujeitos a ser demitidos por diversos fatores. Dito isso, antes de solicitar seu crédito, consulte as taxas de juros do seu banco de acordo com o seu perfil.

 

Vantagens do Empréstimo Consignado

  • Taxa de Juros muito mais atraentes;
  • Aprovação de crédito facilitada para não correntistas;
  • Parcelas fixas descontadas automaticamente do seu pagamento;
  • Boa opção para quitar dívidas com juros maiores;

 

quem pode solicitar o empréstimo consignado?

  • Servidores públicos (municipais, estaduais e federais);
  • Funcionário de empresas privadas;
  • Militares;
  • Aposentados ou pensionistas do INSS;

 

como são pagas as parcelas?

O valor das parcelas serão descontados diretamente na sua folha de pagamento, sem complicação ou burocracia. Entretanto, os aposentados e pensionistas terão suas parcelas deduzidas diretamente do benefício. Por isso recomendamos que você tenha uma planilha de gastos antes de solicitar qualquer tipo de empréstimo,

 

Valor das Parcelas

De acordo com a lei 13172/2015 o valor das parcelas não pode ser superior a 35% do salário do beneficiário. Ou seja supondo que seu salário seja de R$ 1.000,00, o valor das parcelas pode ser de até R$ 350,00 reais.

Propaganda

Dito isso, é importante lembrar que antes de solicitar qualquer tipo de empréstimo, é essencial que você faça um planejamento financeiro pra não acabar se endividando novamente.

Posso solicitar mais de um empréstimo?

Sim, você pode solicitar mais de um empréstimo. Porém, vale lembrar que a soma das parcelas dos seus empréstimos não pode ser superior a 35% do valor do seu salário. Conforme determina a Lei do Empréstimo Consignado nº 10.820/2003.

 

Taxa de Juros de Empréstimo Consignado

As taxas de juros pré-fixada para a categoria de empréstimo consignado, geralmente é a mais baixa. Comparado com outras modalidades de empréstimo, os juros do empréstimo consignado pode  chegar a ser até 10 vezes menor que o empréstimo pessoal, cartão de crédito e até mesmo o cheque especial.

Pelo fato das parcelas serem descontadas automaticamente da folha de pagamento ou do benefício, essa modalidade de empréstimo costuma ser a mais vantajosa tanto para quem solicita o empréstimo consignado quanto para a instituição bancária que oferece o empréstimo. Ou seja quanto maior o risco para o banco, maiores serão as taxas de juros.

Aqui você deve se atentar, pois as taxas de juros variam não só de banco para banco, mas também de acordo com o seu perfil. Dito isso aconselhamos que você pesquise bem quais bancos possuem as taxas de juros que cabem no seu orçamento. Confira abaixo como consulta as taxas de juros de todos os bancos através do site do Banco Central:

Taxas de juros pré-fixadas para crédito pessoal consignado para beneficiários do INSS [ Clique aqui ]

Taxas de juros pré-fixadas para crédito pessoal consignado para Funcionário de empresa Privada. [ Clique aqui ]

Taxas de juros pré-fixadas para crédito pessoal consignado para Funcionário Público. [ Clique aqui ]

Propaganda